O candidato ao Senado, Edson Vidigal, da coligação o Povo é Maior cobrou maior rigor e agilidade da lei da transparência em relação a publicação dos contratos e convênios assinados pelos governos e prefeituras, neste sábado no município de Grajaú. Para o ministro as publicações tem que ser cumpridas em tempo real como diz o texto formatado pela lei, e como senador, ele vai exigir o cumprimento da transparência.
A Lei da transparência foi sancionada no dia 27 de maio, do ano passado pelo Presidente Lula. Ela obriga a divulgação dos gastos previstos e realizados nos orçamentos da União, estados, Distrito Federal e municípios. De autoria do Senado, ela prevê a divulgação em tempo real dos gastos por meio da internet e deve ser cumprida por municípios com mais de cem mil habitantes em um prazo de um ano. Municípios de até 50 mil habitantes terão prazo de quatro anos para se adaptar à lei.
- Não podemos fraquejar e nos omitir quando falamos do dinheiro público investido, a lei da transparência foi uma grande ação do Senado, temos que aprofundá-la, porque apenas com medidas como esta que teremos governos mais justos e menos corruptos -avisou o ministro
Segundo Vidigal, boas leis tem que ser mantidas e cumpridas a risca como a da transparência. O mais importante é que o Senado como autor não pode se omitir, após ter sancionado.