5/19/2012

Comunidade se reúne para combater a violência contra crianças e adolescentes



         A Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Criança e Adolescente foi encerrada na manhã dessa sexta-feira (18), na mesma data em que se comemora o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual. Durante toda a semana foram realizadas palestras, mobilizações sociais, distribuição de panfletos e uma audiência pública na Câmara Municipal de Imperatriz.

A semana foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceira com a Prefeitura de Imperatriz, Conselhos Tutelares, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público e empresas privadas.

No encerramento da semana, na praça de Fátima, houve a apresentação do Coral Curumim, sob o comando do maestro Giovanni Pietrini; a dança Hip Hop dos adolescentes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem); além da presença de toda a organização do evento, dos alunos e professores da escola Frei Damião (Parque Alvorada II) e dos estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O coordenador do Creas, Ariston de França, destacou que a semana atendeu a expectativa dos organizadores do evento e da prefeitura de Imperatriz.  “Foi uma semana de bastante mobilização, não só na zona urbana, mas também na zona rural. Conseguimos descentralizar o evento para atender toda comunidade dos bairros distantes do centro da cidade”.

A psicóloga do Creas, Débora Martins, ressaltou a importância de realizar a denúncia para erradicar o abuso sexual. “O abuso provoca trauma irreversíveis na criança e no adolescente. Nós temos que combater essa violência, vestir a camisa em prol dessa campanha”.

De acordo com Ariston de França, as pessoas que suspeitam de abusos contra crianças e adolescentes devem fazer a denúncia nos órgãos competentes: Conselho Tutelar, Delegacia Especializada da Mulher, Ministério Público ou efetuar uma ligação anônima para o número 100.

A semana

O ciclo de palestras foi aberto na tarde da última terça-feira (15), na sede do CRAS, bairro do Bacuri, tendo como público alvo os usuários deste importante Centro. A programação prosseguiu na manhã de quarta-feira (16), com uma movimentada mobilização social na sede do CRAS, do povoado Coquelandia, na Estrada do Arroz.

Da mesma forma, uma concorrida mobilização social, com a participação de servidores dos órgãos envolvidos e conselheiros tutelares aconteceram no CRAS, do bairro Vila Nova e no CT – Área 2, na Praça Manoel Cecílio (Ferro de Engomar), na Vila Nova. 

Na manhã desta quinta-feira (17) realizou-se Audiência Pública, no plenário da Câmara Municipal, com a efetiva presença de autoridades, e no período da tarde, a partir das 15h, mobilização social no CRAS, do Grande santa Rita.

O encerramento da Semana aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) com uma grande mobilização social na Praça de Fátima. Na próxima terça-feira (21) palestra, nesse sentido, será proferida no canteiro de obras da Suzano Papel e Celulose dirigida aos trabalhadores da empresa.

Creas

O Creas é um órgão mantido pela Sedes em parceria com o Governo Federal, que tem por objetivo realizar atendimento, orientação e apoio especializado e continuado aos indivíduos e famílias que tiveram os seus direitos violados. O Creas direciona suas ações para as famílias, na perspectiva de potencializar e fortalecer sua função de proteção. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...