7/17/2013

Madeira diz que “Imperatriz se transforma em uma metrópole”



Ele também externou a importância da homenagem a personalidades durante entrega da comenda Frei Manoel Procópio

Por Gil Carvalho  
 O prefeito Sebastião Madeira, durante cerimônia de entrega da comenda Frei Manoel Procópio, realizada neste domingo (14) no espaço El Shaday, na rua 15 de Novembro, na Avenida Beira-rio, externou a importância da homenagem prestada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Imperatriz.
Ele destacou que “Imperatriz é uma cidade muito dinâmica, pois os fatos acontecem muito rápido, onde o passado rapidamente acaba sendo esquecido”. “Homenagens como essa é um reconhecido para gerações que estão chegando, e que não esqueçam, por exemplo, do jornalista Marcelo Rodrigues que há muitos anos vem ajudando a criar consciência na cidade, assim como o trabalho da professora Liratelma, na Uema, na Academia de Letras, e na educação em geral”, frisou.
Madeira enfatizou ainda o trabalho da professora Maria Raimunda, que teve uma grande geração de imperatrizenses que passou por suas mãos, inclusive um irmão seu que hoje é medico na cidade de Marabá (PA). “Ele (meu irmão) estudou durante muitos anos no colégio São Francisco; também o homem que desenhou o brasão de Imperatriz, pois fui alertado pela vereadora Fátima Avelino”, disse.
O prefeito observa que “Imperatriz é uma cidade que tem sido construída com a colaboração de muita gente, isto é, em ritmo acelerado de desenvolvimento que acaba não dando tempo de lembrar o que já passou em nossa cidade”. “Imperatriz é hoje o resultado da luta, do sacrifício, do suor e do sofrimento de várias pessoas que ainda estão vivas, assim como de outros que não estão vivos, mas que ajudaram a construir essa cidade que completa 161 anos”, avalia.
Também comentou durante sua fala que a cidade sobrevivia de ciclos, como por exemplos: do arroz, da madeira e do garimpo, mas que hoje começa a ter um desenvolvimento diferente com os centros universitários que chegam a oito em Imperatriz. “É um comércio firme e forte, prestação de serviços e do processo de industrialização, que chega com força, como a fábrica de celulose e papel em Imperatriz”, afirma.
Madeira assegurou que “Imperatriz encontrou seu rumo, e não se desviará, pois é um processo sustentável e que garante o desenvolvimento da cidade que é a metrópole do interior do Maranhão”. “Fico feliz e honrado de participar ativamente na construção dessa cidade junto com uma equipe dedicada ao serviço público, pois a nossa luta e preparar Imperatriz, deixando-a no ponto, para quem vier depois de nós possa seguir esse rumo de desenvolvimento”, reiterou.
O prefeito Madeira, que embora sendo do PSDB, fez agradecimento público ao governo federal durante a solenidade da comenda Frei Manoel Procópio. E confessou que durante seu governo nunca sofreu nenhuma retaliação do governo do PT. “Nós também queremos agradecer à Câmara Federal, especialmente ao deputado Francisco Escórcio (PMDB), que anuncia recursos na ordem de R$ 4 milhões para aquisição de novos equipamentos para o setor da saúde pública de Imperatriz”, disse.
Ele também agradeceu aos deputados estaduais, representado por Léo Cunha, bem como ao governo do Estado, que consolida parceria para com sólidos investimentos em infraestrutura em Imperatriz. “Nós queremos agradecer ainda à governadora Roseana Sarney que nesta parceria muito tem ajudado o povo de Imperatriz”, concluiu.

Comenda Frei Manoel Procópio reconhece
trabalho de sete personalidades

Troféu Jurivê de Macêdo e Distinção Honrosa Orgulho da Gente também agraciaram profissionais de destaque em Imperatriz

    
Considerado um dos principais eventos que comemoram a fundação de Imperatriz, a entrega da comenda Frei Manoel Procópio, realizada no último domingo (14) foi marcada mais uma vez pela emoção. O evento, realizado no espaço de eventos El Shaday, reuniu autoridades políticas, militares, profissionais de diversos segmentos, familiares e amigos dos agraciados.
     A solenidade foi ampliada nos últimos anos com a entrega do Troféu Jurivê de Macedo e a distinção honrosa ‘Orgulho da Gente’. As três homenagens simbolizam o reconhecimento do município a 15 personalidades pelos relevantes serviços prestados à comunidade, que para o prefeito Sebastião Madeira, “contribuem na construção e desenvolvimento de Imperatriz”.
Troféu Jurivê de Macedo - Preparada para abrilhantar os 161 anos de Imperatriz, receberam o Troféu que lembra o trabalho do jornalista, professor e advogado,Jurivê de Macêdo: o jornalista Marcelo Rodrigues, um fundadores do rádio em Imperatriz; a professora membro da Academia Imperatrizense de Letras Liratelma Cerquera; e o advogado Solon Rodrigues dos Anjos Neto.
 ‘Orgulho da Gente’ – Em 2013 essa Distinção Honrosa agraciou cinco pessoas que trabalham pela comunidade: o educador Físico Hilton Luiz da silva, o professor Guru, por sua dedicação e fomento ao esporte; Pastor Advando Júniorbaluarte na luta contra as drogas, fundador das  Casas de Davi e de Ruth, entidades que trata de dependentes químicos; O médico Jairo Casanova, ex-secretário de saúde do município, por sua  dedicação (silenciosa) e acompanhamento médico das comunidades rurais do município; Servidora Municipal Lia Evangelista,  por sua atuação exemplar em diversas gestões da Prefeitura de Imperatriz; e Joane Almeida por sua coragem e empreendedorismo  no setor da educação superior em Imperatriz.
 Novos Comendadores – A 18ª edição da entrega da comenda Frei Manoel Procópio condecorou, além dos brilhantes profissionais que fazem história na sociedade, pessoas que silenciosamente cuidam do nosso povo. Os novos comendadores de Imperatriz são: Antônio Carlos da Silva, o criador do Brasão  do Município de Imperatriz; Rosimar Barbosa da Costa,  a Dona Rosa do Cuscuz,  comerciante de café da manhã há 23 anos no Mercado Bom Jesus; Armelindo  Ferrari Júnior pioneiro da  agropecuária em Imperatriz e região; João Marques da Silvaremanescente dos operários da Belém Brasília, ex-coordenador do Procon de Imperatriz, esposo da Professora Edelvira Marques; o comerciante Ezir de  Sousa Leite, pioneiro do ramo do comercio atacadista; a professora Maria Raimunda Quirino, educadora que por vários anos dirigiu a extinta Escola São Francisco; e o empresário Euclides Viêra presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz. 
 Novos comendadores Agradecem pelo reconhecimento
Ao receberem no peito a Comenda Frei Manoel Procópio, os sete condecorados agradeceram ao prefeito e à comunidade imperatrizense pelo reconhecimento.
Entre as declarações dos novos comendadores de Imperatriz, as palavras do senhor João Marques emocionaram a todos. Ele lembrou que sua falecida esposa, a professora Edelvira, foi a primeira comendadora de Imperatriz, e que mesmo em memória, a honraria a ele concedida era mais uma vez o reconhecimento do trabalho do casal. “A atitude de lembrar um senhor de quase 80 anos, que trabalhou na construção da rodovia responsável pelo crescimento de Imperatriz, é um gesto muito nobre”.
Bem humorado o comerciante Ezir Leite afirmou que sua melhor faculdade foi a vida no setor Mercadinho. “Lembro-me agora de uma historinha infantil, onde uma professora pediu aos alunos que pintassem uma tela, mas que a nota seria dada pela participação de todos e ao final o menor aluno da sala disse que estava muito feliz em poder participar da construção da obra lavando os pincéis para que seus colegas pintassem, e assim me sinto aqui hoje, como comerciante, poder ajudar a construir minha cidade”.
Já a professora Maria Raimunda, disse ter sentido por vezes esquecida pela sociedade, mas que o gesto da Prefeitura lhe revigora. “Durante minha vida profissional ajudei a educar vários profissionais de sucesso, mas com o tempo, e os desafios da vida, por vezes me senti desvalorizada e até cheguei a pensar em mudar de cidade. Mas o trabalho e o amor pela educação me fizeram continuar e agradeço diretamente ao prefeito Sebastião Madeira pela simplicidade e seriedade de sua gestão, que além de honesta, reconhece pessoas que desde a madrugada em diversas situações cuidam de nosso povo”. [Da Ascom]