12/19/2014

Secretário de saúde indicado é recebido pelo prefeito Madeira e visita unidades de saúde do município.


Marcos Pacheco reitera compromissos de parceiras
com o município de Imperatriz.

Gil Carvalho – Chico Duvalle

O prefeito Sebastião Madeira, acompanhou nessa quinta-feira (18) a visita técnica do próximo secretário de Estado da Saúde do Maranhão (SES), Marcos Pacheco, em Imperatriz. Ele veio conhecer a estrutura das unidades de saúde do estado, do município e da iniciativa privada disponível à comunidade.
No bairro São José, em visita ao prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Marcos Pacheco sinalizou o empenho do governo do Estado em contribuir para colocar em funcionamento o equipamento público que descentralizar o atendimento à população que mora na região do grande Santa Rita.
De lá, a comitiva visitou a Oncoradim – centro especializado em prevenção e tratamento do câncer – que presta atendimento em quimioterapia aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), mas que aguarda o credenciamento do Ministério da Saúde para iniciar o serviço de radioterapia em Imperatriz. Atualmente, o tratamento é oferecido nessa região apenas cidades de Araguaína, no Tocantins, e Teresina, no Piauí.
Na Oncoradium, o prefeito Sebastião Madeira e o secretário Marcos Pacheco foram recepcionados pelos médicos Gurmecindo Milhomem, Evandro Júnior e Ricardo Nakamura, diretores do avançado centro de saúde. Eles visitaram todas as dependências da clínica e, ainda, conheceram o comando de braqueterapia, o primeiro do Maranhão.
A braquiterapia é uma forma de radioterapia em que materiais radioativos são implantados nas proximidades do tumor, modalidade de tratamento em que doses de radiação são liberada para atacar as células tumorais.
Socorrão – O secretário Marcos Pacheco também visitou ao lado do prefeito Madeira as dependências do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o Socorrão. Ele visitou o centro cirúrgico, salas de urgência e emergência, e o setor de quimioterapia do Socorrão. Os equipamentos foram instalados e aguarda habilitação para funcionamento junto a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia).
Também aguarda a liberação para realização de procedimentos de radioterapia, cirurgias plásticas e cuidados paliativos. A visita foi acompanhada pelo médico Alisson Mota, diretor geral do hospital Socorrão, e Ricardo Matos, diretor administrativo, do HMI.

O prefeito Sebastião Madeira e o secretário Marcos Pacheco também visitaram o hospital de 100 leitos, em construção na Avenida Pedro Neiva de Santana. Ao final, visitou a secretária municipal de Saúde, Dra. Conceição Madeira. 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...