6/18/2015

LITERATURA NA TELA: Mostra realizada na Ufma celebra livros que viraram filmes



DA ASSESSORIA 

Vai ser realizada, entre os dias 22 e 26 de junho, a Mostra Cinema e Literatura, no auditório da Ufma, Campus Centro, em Imperatriz. Os filmes serão exibidos sempre às 16 horas, com uma pequena palestra antes.

A ideia surgiu dentro da disciplina “Cultura e Literatura Brasileira”, do Curso de Jornalismo, como uma forma de se destacar alguns livros que viraram filmes. “A intenção é festejar livros que foram homenageados com uma produção em filme e ainda aguçar a curiosidade das pessoas sobre essas obras, que já viraram clássicos”, afirma o professor Marcos Fábio Belo Matos, organizador da mostra.

Serão exibidos cinco filmes. A mostra abre na segunda-feira, com “A Cartomante”, filme baseado no conto de Machado de Assis. Na terça-feira, será exibido “Vidas Secas” filme que retrata o romance de Graciliano Ramos. Na quarta-feira é a vez de “O Cheiro do Ralo”, que traz para a telona a narrativa de Lourenço Mutarelli. Na quinta-feira será a vez de “O Amor nos Tempos do Cólera”, baseada na obra de Gabriel Garcia Marquez. E, fechando a mostra, vai ser exibido o filme “Ensaio sobre a Cegueira”, festejado como um ótima transposição do romance do premiado José Saramago.

Antes de cada sessão, será feita uma pequena abordagem sobre o livro que gerou o filme, para os espectadores poderem melhor entender a trama.
A mostra é aberta à comunidade em geral e, em especial, é direcionada aos alunos de todos os cursos da Ufma. A entrada é gratuita.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...