10/08/2015

Palestra beneficente sobre redação do Enem é ministrada em Imperatriz: São ofertadas 116 vagas para estudantes que pretendem fazer o exame

Marcos Fábio, palestrante 
Por Bruna Viveiros.

Com o intuito de arrecadar fundos para dar apoio às pessoas em tratamento contra o câncer, vai ser ministrada a palestra beneficente “A Redação do Enem: Como Fazer”, em Imperatriz. A palestra acontece no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus Centro, no dia 14 deste mês, às 19 horas.

O foco é dirigido aos alunos que prestarão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar disto, a palestra é aberta para todos aqueles que pretendem conhecer mais das técnicas de argumentação, além da melhoria da escrita redacional. Ao todo, são 116 vagas.

Ministrada pelo professor Dr. Marcos Fábio Belo Matos, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a proposta da palestra “é a apresentação da estrutura da redação do Enem, a análise dos conceitos de argumentação, conhecer os tipos de argumentação, estrutura da dissertação, a análise de qualitativa de boas e más redações, além de um tira dúvida dos alunos”, conta o professor.

A renda arrecadada com as inscrições será revertida para o Instituto Amar Mais, entidade imperatrizense que apoia famílias de pessoas com câncer. “O que nós queremos é que as pessoas participem, pois quanto mais pessoas participarem, mais renda conseguimos arrecadar para o instituto”. As inscrições custam R$20 e devem ser feitas na hora.

Este é o segundo ano que o professor realiza esta ação beneficente. Ano passado, ela foi realizada em dois lugares: no Espaço Cultura, no Timbira Shopping e em Governador Edison Lobão, em uma escola estadual. A renda dessa ação foi revertida para a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (Ampare).

Currículo – Marcos Fábio é licenciado em Língua Portuguesa pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (1997), bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (1997), especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Atenas Maranhense (2004), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Campus de Araraquara (2010). Atualmente é professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz (CCSST).



SERVIÇO

O quê: Palestra Beneficente “A Redação do Enem: Como Fazer”
Onde: Auditório da Universidade Federal do Maranhão, Campus Centro
Quando: 14 de outubro (quarta-feira), das 19h às 21h

Quanto: 20 reais