7/23/2016

Em carta, Madeira destaca grandeza do Bispo Dom Gilberto Pastana


Ele assumiu como Bispo Coadjutor da Diocese do Crato, no último dia 17

Em missa de apresentação realizada domingo (17), Dom Gilberto Pastana de Oliveira, 59 anos, assumiu oficialmente a função de Bispo Coadjutor da Diocese de Crato, Ceará. A cerimônia contou com a presença de dezenas de fieis da cidade de Imperatriz, Maranhão.

Pastana assumiu como Bispo Coadjutor por ter sido nomeado pelo Papa Francisco com direito de sucessão, ou seja, Dom Gilberto está na Diocese de Crato para auxiliar Dom Fernando Panico, que permanece como Bispo Diocesano até a sua renúncia que ainda não tem data prevista. Após a renúncia do Bispo titular, o Bispo Coadjutor assumirá conseqüentemente a administração da Diocese.

De Imperatriz, a secretária municipal de Políticas para Mulher, Conceição Formiga, por meio da Portaria n° 0808/16, representou o prefeito Sebastião Madeira na cerimônia religiosa de apresentação do Bispo Dom Gilberto Pastana na diocese da cidade do Crato-CE.

Na ocasião, Conceição Formiga entrou a “Carta de Agradecimento” assinada pelo prefeito Madeira e lida na missa de apresentação do Bispo Coadjuntor da Diocese do Crato, Dom Gilberto Pastana. “Ele (Dom Gilberto) recebeu o documento com muita alegria”, disse.

Na carta, o prefeito Sebastião Madeira diz que “esse reconhecimento da nossa comunidade tem sido testemunhado por vossa pessoa e todos nós nestes últimos dias através das mais variadas manifestações de apreço, carinho e reconhecimento à vossa pessoa, desde que fomos informados de sua partida para outra cidade”.

“É com o peso dessa responsabilidade e com o pesar da despedida de uma autoridade eclesiástica de seu enorme tamanho e importância para o nosso município e, também, por sabermos estar nos despedindo de um cidadão de sua moral e ética, de um homem de gestos mansos e nobres, e de um amigo e pastor a quem todos tivemos a honra e a graça de conhecer e conviver, que agradeço carinhosamente”, diz prefeito Madeira, no documento entregue ao Bispo Dom Gilberto.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira, nascido em Boim- PA, sendo trinta anos dedicados ao sacerdócio. Estava como Bispo da Diocese de Imperatriz, Maranhão. É Mestre em Teologia com especialização em Teologia Espiritual, Roma-Itália. Seu lema é “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. Foi ordenado Bispo dia vinte e oito de outubro de 2005.

Gil Carvalho [ASCOM]
Foto: Divulgação

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...