11/02/2017

*PSDB Nacional acata representação de Sebastião Madeira e decreta intervenção na Executiva do Maranhão*





A informação foi confirmada pelo próprio Madeira que ontem aguardava apenas a execução das formalidades legais para que houvesse a indicação  para a nomeação da comissão interventora que cuidará da reestruturar o partido  e estabelecer seu  novo caminho no Estado.

Com a intervenção o PSDB sai oficialmente  do arco de apoio do governador Flávio Dino (PC do B) para conduzir  um projeto próprio que terá o senador Roberto Rocha como candidato a governador em 2018.

Coube ao ex-prefeito Madeira o protagonismo de intentar perante a Executiva  Nacional o pedido de intervenção no Maranhão. O ex-prefeito,  é  um dos fundadores do partido no Maranhão e por ele já foi quatro vezes deputado federal e duas vezes prefeito. Como dirigente partidário presidiu por dois mandatos  o Instituto Teotônio Vilela (ITV) o órgão nacional de formação dos tucanos. Madeira continua membro da Executiva Nacional do PSDB.

Na representação, endereçada ao senador Tasso Jeiressati, atual presidente da Executiva Nacional do PSDB, Madeira fundamentou o pedido  no fato do  então comando do partido no Estado não comungar com o projeto  da candidatura própria e sim,  se manter atrelado ao projeto de reeleição do atual governador que declaradamente segue o projeto nacional do seu partido de apoiar o ex-presidente Lula em 2018.  Dessa forma, o PSDB que tem o  projeto de  voltar a governar o Brasil ficaria sem palanque no Maranhão.

Assinalou ainda Madeira  que a direção do PSDB encabeçada pelo vice-governador Carlos Brandão defende publicamente a manutenção da aliança com o PC do B.

A tese da intervenção no PSDB do Maranhão  se fortaleceu depois da filiação  do senador Roberto Rocha no  dia quatro de outubro em Brasília, com a presença das principais lideranças nacionais do tucanato como Tasso Jeiressati, os governadores Marconi Perillo (GO) e Geraldo Alckmin (SP) além de ministros de Estados e deputados federais.

“ O objetivo deste ato {filiação de Roberto Rocha} além de trazer para o PSDB um senador cuja atuação é feita em sintonia com o ideário do partido, é a formatação de um projeto de poder bo Estado do Maranhão. A construção de uma candidatura própria a governador e a disponibilização de um palanque para dar suporte ao projeto nacional do partido”  arguiu Sebastião Madeira.

Madeira enquadrou  o pedido de intervenção  no artigo 136 do Estatuto do Partido que estabelece, entre outras regras que os órgãos superiores do partido podem intervir para manter a integridade partidária, preservar a linha política fixada pelos órgãos competententes e as normas estatutárias, Impedir acordo  ou coligação com outros partidos em desacordo com as  normas superiores.

Segundo o ex-prefeito  é evidente  que não corresponde com a linha política da Comissão Executiva  Nacional  do PSDB para o ano de 2018 apoiar candidaturas que não estejam alinhada com  o projeto nacional do partido que é o de eleger o presidente da República, como é o caso do Maranhão.

Prosseguiu  Madeira na argumentação dizendo que não há duvida de que a situação política em que o PSDB do Maranhão se encontrava estava  fadada ao fracasso e que não resistiria sequer a uma crítica ideológica “ pois não há ideologia em continuar alimentando a candidatura do PC do B que vive do apoio de Lula,  do PT”

Para Sebastião Madeira é  preciso resgatar  a linha política do PSDB de forma a impedir acordo, ou coligação com o partido que seja absolutamente incompativel ideologicamente com seus  os projetos. ( final do texto)



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...