5/29/2018

Curso de Perícia em Acidente de Trânsito qualifica agente



DA ASCOM/ITZ
Novo serviço será oferecido à população pela Setran
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, em parceria com a Faculdade de Imperatriz, Facimp Wyden, capacita profissionais da segurança viária por meio do Curso de Perícia de Acidentes de Trânsito: investigação, análise e laudo técnico com abordagem de procedimentos básicos de investigação e levantamento de dados da cena do acidente, fotografia pericial e cálculos. Segunda turma participa nesta sexta-feira, 1º, no auditório da faculdade.

De acordo com o diretor executivo da Setran, Ráder Leão, o curso municia os agentes de trânsito a produzirem provas mais elaboradas dos acidentes analisados, não envolvendo acidentes com vítimas fatais e veículos oficiais, bem como identificar suas causas.

“Tendo em vista a solicitação de muitos motoristas e a agenda do Instituto de Criminalística, Icrim, atender toda região Tocantina, a Setran resolveu capacitar seus agentes para prestar mais esse serviço à população de Imperatriz”, ressalta. Segundo ele, “os profissionais realizarão levantamento somente de ocorrências de acidentes com danos materiais, pois veículos envolvidos com sinistros com vítimas fatais continuarão sendo feitos pelo Incrim”.

Ráder Leão explica ainda que o curso possui carga horária de 80h com turmas que seguem em dois módulos, sendo o segundo no período de 1º a 3 de junho, das 8h30 às 12h e das 13h às 18h. “Incluímos no curso sobre a conciliação, caso uma das partes queira assumir o erro, evitando que a ocorrência dê continuidade”, esclareceu.

Entre os assuntos abordados estão técnicas de entrevistas com os envolvidos e testemunhas; técnicas de levantamento de dados de acidente de trânsito; apresentação de formulários, ferramentas, equipamentos e software adequados para trabalhos periciais; desenvolvimento ou readequação de formulário para coleta de dados do acidentes; análise de equipamentos, atualmente usados pela empresa na perícia, e técnicas de levantamento e interpretação de vestígios nas vias: frenagem, derrapagem, fragmentos da colisão, óleo e água.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...