6/29/2018

“ Acredito que este lado do Maranhão ainda vai alimentar, não só o Brasil, mas muitos países no mundo” avalia engenheiro da Codevasf”


  
Projeto de autoria do senador Roberto Rocha expandiu a atuação da Autarquia Federal para todo o Maranhão


Técnicos daquela   agência de desenvolvimento estão desde o início desta semana em Imperatriz  e com o apoio da Prefeitura visitam campos e conversam com micros, pequenos e grandes produtores. A administração municipal disponibilizou o secretário adjunto da Agricultura Marcos Alan para acompanhar os dois técnicos enviados de Brasília.

Prévia do diagnóstico de tudo que eles {técnicos} viram, ouviram e anotaram foi apresentada na tarde de ontem no Auditório Governador Luíz Rocha, no escritório de representação do senador Roberto Rocha em Imperatriz para um grupo de produtores rurais. Saiu do parlamentar o projeto de lei que expandiu a atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para todo o Maranhão. 

A vinda do mestre em agronomia Paulo Ricardo Santos Cerqueira e do analista em desenvolvimento regional Ricardo Barros a Balsas e, agora a Imperatriz, também foi uma provocação do senador que gesta um projeto para que o Governo Federal, por meio da Codevasf, invista em projetos de irrigação nesse lado do Maranhão assim como já faz, há anos, em Petrolina (PE) o que fomentará, na avaliação do parlamentar, mais ainda o desenvolvimento desta região.


Em entrevista à imprensa o engenheiro Paulo Cirqueira declarou que o projeto da Codevasf é implementar projetos a partir da organização e otimização dos recursos naturais por meio de projetos sustentáveis com o implemento da cultura da irrigação e o consequente fomento das cadeias produtivas.

Para subsidiar o relatório que apresentação posteriormente à presidência da Codevasf, Paulo Cirqueira e Ricardo Barros ouviram micros, médios, pequenos e grandes produtores da região.

Na cidade eles tiveram a oportunidade de acompanhados pelo secretário municipal adjunto da agricultura Marcos Alan, visitar campos agrícolas experimentais na Estrada do Arroz e ainda com o ex-secretário de agricultura (gestão passada) José Fernandes ir ao Sindicato Rural e ao Sebrae. Na agenda estavam previstas ainda visitas à Embrapa e ao Banco do Nordeste.

Segundo Paulo Cerqueira, identificadas essas cadeias produtivas, o próximo passo será verificar as demandas de manejo, assistência técnica, equipamentos, agregação de valor e de mercado (interno e externo) com o envolvimento do Sebrae, Embrapa e os bancos de fomento, instituições também visitadas pelos técnicos e desenvolver os projetos que forem necessários.

Para o secretário adjunto da agricultura Marcos Alan a vinda do pessoal da Codevasf é de grande importância para a região no sentido de motivar mais ainda “ nossos produtores. Estamos aqui em nome do prefeito Assis Ramos e acreditamos muito no resultado positivo da presença deles por aqui”  

Já o ex-secretário de agricultura José Fernandes além de destacar a vinda dos técnicosressaltou a preocupação do senador Roberto Rocha com o desenvolvimento do Maranhão ao lutar e conseguir a expansão da Codevasf para o Estado inteiro “ o que nos possibilita sonhar com o futuro melhor para a agricultura da região tocantina” disse.

“ A Codevasf é uma agência de desenvolvimento regional que há décadas atua no vale do São Francisco e que agora chega ao Vale do Tocantins para atender demandas locais. Estamos otimistas diante de uma região de solo rico, e muita água. Acredito que este lado do Maranhão ainda vai alimentar, não só o Brasil, mas muitos países no mundo”, acentuou Paulo Cerqueira ressaltando que é com muito bom gosto que a agência começa a trabalhar na região”.









Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...