1/01/2019

A FÉ QUE REMOVE ATÉ MONTANHAS





Por Elson Araújo

A fé é fundamental na vida do homem. Os antigos profetas, filósofos, pensadores livres, líderes de todas as religiões, assemelhados e seitas  sempre colocaram a fé como elemento essencial na construção do edifício da salvação e nas conquistas coletivas e individuais.  Algumas tribos ou civilizações só partiam para as batalhas depois de consultarem os oráculos ou recebessem algum sinal de divino que indicasse a vitória. Só com isso e com a anuência dos oráculos e com a fé renovada é que os indivíduos partiam para o campo de batalha. A fé continua no tempo de hoje sendo o elemento essencial na  condução do homem  nesse imenso campo de batalha que é a vida.

Do culto a um Deus supremo, onipresente, onisciente e onipotente,  ao ato de cruzar uma avenida de brasas ardentes e não se queimar,   ou se deixar picar por uma serpente venenosa e não morrer  é preciso ter fé. 

Os discursos bíblicos/cristãos giram  essencialmente em torno da fé.  Na carta aos Hebreus, atribuída ao apóstolo Paulo, no capítulo 11: 6 está escrito que “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.

Bem antes da paulina Carta aos Hebreus  o mestre Jesus,  em Mateus 17:20  quando fala sobre a fé é incisivo:   “ Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderá dizer a este monte: vá daqui para lá, e ele irá. Nada será impossível para vocês”.

Os textos bíblicos estão repletos de feitos que só seriam possível a partir  do exercício da fé: (Lucas, 17. 1-6, Mateus, 8. 5-6, Mateus 8.23-27; Mateus 14.22-33; Daniel 3.14-18).  São relatos  riquíssimos que demonstram modelos da fé cristã porém, convém ressaltar, a existência de outros tratados fora da órbita do derivativo cristão que também falam sobre o exercício da fé.  Como exemplo pode ser citado o Budismo que toma a fé como a fonte fundamental da iluminação. Os relatos da Bíblia no entanto são mais fortes e perpassam a doutrina cristã podendo ser adotados  em qualquer discurso que verse sobre o tema.

Crescemos ouvindo que é preciso pôr   em tudo que a gente for fazer e que conceitualmente ela pode ser definida como o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus 11).  Somos ensinados que sem fé não conseguimos nem a salvação nem nossos objetivos humanos/ terrenos e que se a cultivarmos podemos curar e sermos curado de doenças e até expulsar demônios. Pois bem, a questão que naturalmente aparece diante dos  exemplos lidos e vistos  no passado e no presente  é como desenvolver e exercitar verdadeiramente essa fé e dela fazer um hábito diário?

Percebemos que na maioria das vezes o  início do exercício da fé surge a partir de um trauma,  uma dor espiritual ou física. Os evangelhos estão cheio de exemplos. A ressurreição da filha de Jairo é um deles. Na atualidade os exemplos do uso  fé pela dor se multiplicam em todas as religiões ou seitas. A dor com suas vertentes é um dos indutores desse exercitar. Isso pode ser constatado com a peregrinação de milhares de pessoas que diariamente recorrem aos santuários, templos, centros espirituais, caminhos e cidades  sagradas para em nome da fé encontrar alívio ou a cura de suas dores.

Na busca do aprendizado da fé é impossível fugir dos sacros textos bíblicos. O livro cristão  termina sendo  fonte primária até para quem não acredita em Deus, mas cultiva a fé.  Em Romanos 10: 17 encontramos uma  linha de pensamento sobre um dos caminhos para  essa aprendizagem:  “De sorte  que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” . A ainda nos textos cristãos a afirmação de que a fé é um dom oferecido pelo Creador.

Seja por meio da dor ou não, no mundo cada vez mais conturbado e descrente,  o aprendizado e o cultivo  da fé faz-se necessário. É desse exercício que naturalmente nascem  autoconfiança, a alegria, os pensamentos construtivos e a confiança de que mesmo os mais terríveis dos problemas é possível sucumbir diante da fé.

A fé, portanto, é o instrumento imaterial  mais  poderoso do universo concedido a nós, pelo Creador. Poderosa ela se tornar maior ainda quando  exercitada coletivamente.

Que em 2019 a fé coletiva produza  uma energia tão poderosa capaz de gerar um mundo melhor  e justo.

FELIZ 2019


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...