12/10/2011

Justiça declara inconstitucionalidade de Lei Municipal que indexava aumento a salário mínimo


A Lei Municipal 788/95, editada pelo então prefeito de Imperatriz, Ildon Marques de Souza, que condicionava aumento do piso municipal de servidores a 20% do salário mínimo nacional, foi declarada inconstitucional pela Justiça do Trabalho.

O chamado controle constitucional difuso foi exercido pela Vara do Trabalho de Imperatriz nas reclamações trabalhistas que fundaram seus pleitos com base na Lei 788/95, as quais, ao final, foram julgadas improcedentes à luz da Súmula Vinculante 04, do Supremo Tribunal Federal.

“Salvo nos casos previstos na Constituição Federal, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial”, asseverou a Justiça do Trabalho.

Diante da decisão judicial, que, na prática, proíbe a indexação de aumento salarial ao salário mínimo, a Secretaria Municipal de Administração e Modernização já adotou todos os procedimentos necessários para o fiel cumprimento tanto sentença quanto da própria Súmula 04, do STF.

Para o Ouvidor Geral do Município, o advogado trabalhista Daniel Souza, que coordenou a elaboração da nova Lei Municipal do Piso dos servidores de Imperatriz a decisão não foi surpresa.

“Quando do processo negocial instalado com a entidade representativa dos servidores municipais, ainda no início do ano, falei, reiteradas vezes, que a vinculação salarial inserta na Lei 788/95, tacitamente revogada quando da edição da nova lei do piso municipal, era inconstitucional. Ocorre, porém, que dirigentes da entidade imaginaram que poderiam aceitar o novo piso municipal e, depois, na Justiça, convalidar os efeitos da 788/95, que tinha implantado ‘Gatilho Salarial’, cuja iniciativa restou inglória”.


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...