1/16/2010

Mangabeiras, a mais americana das cidades do Sul do Maranhão

Vista aérea da Igreja Matriz de São Raimundo das Mangabeiras



Na região da chamada Chapada das Mesas existe uma “cidadezinha arrumada” chamada São Raimundo das Mangabeiras. Entrecortada pelo Rio Neves, que no Verão se torna a principal atração turística, fica distante cerca de 80 quilômetros da rica, e desarrumada Balsas, a capital maranhense da Soja.




Mangabeiras é limpa e possui quase todas as ruas pavimentadas. Entre as cidades do chamado “cone sul” do Maranhão se diferencia pela conexão de muitas de suas famílias com os Estados Unidos, movimento que começou há quase 20 anos com a ida dos primeiros aventureiros em busca de melhoria de vida; por isso, a cidade, às vezes é chamada de “ A Governador Valadares” do Maranhão em alusão ao município Mineiro que mais filhos enviou para a America do Norte.

Passei os últimos três dias em Mangabeiras e vi de perto como os dólares dos mangabeirenses pagaram contas atrasadas, se transformaram em belas casas, postos de gasolina, hotéis e propriedades rurais, contribuindo para uma significativa melhoria na economia da cidade.

Como em tudo na vida “nem tudo são flores”. Alguns desses aventureiros se deram muito bem; outros, nem tanto. Não se adaptaram á vida dura e já começaram a voltar pra casa trazendo na bagagem apenas as histórias de ter saído do país de origem para trabalhar numa nação estrangeira. Um outro motivo do retorno de alguns é a queda do preço da moeda americana.


Com cerca de 18 mil habitantes, a economia da cidade se sustenta quase que exclusivamente no comércio. Embora seja cercada por terras férteis; grande parte ocupada por plantações de soja, o município não produz quase nada do que consome. Quase tudo vem de fora.

A cidade vai ganhar uma unidade do Instituto Federal de Educação Tecnológica o que deve atrair estudantes de Balsas, Riachão, Carolina, Loreto, São Felix , Alto Parnaíba e Sambaíba, com isso há a expectativa de que o município dê um salto no seu desenvolvimento. As obras já começaram.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...