2/06/2010

Itinga , no Maranhão, poder abrigar a maior jazida de Bauxita do Brasil. Minério ainda não começou a ser explorado.



"Há mais minério escondido entre a superfície e o subsolo do Maranhão do que desconfia nossa vã filosofia"

A população de Itinga, distante cerca de 700 km da capital São Luis, aguarda o início do processo de extração formal da bauxita, descoberta já há alguns anos em seu subsolo.

Segundo um político local, que pediu para não ter o nome revelado, a estimativa mais pessimista, baseada em estudos geológicos realizados, aponta que o município abriga a maior jazida de bauxita do Brasil, que na atualidade é o terceiro maior produtor mundial desse minério respondendo por 33% da produção global.

Especulação e revelação

Alguns políticos e empresários da cidade vinham tratando essa informação como “ segredo de Estado e aproveitaram o para comprar terras a preço de banana.

Pelo que o blog apurou o ex-prefeito da cidade chegou a ir a Brasília especular a possibilidade de conseguir o direito de exploração do minério. Lá foi surpreendido com a a seguinte informação: o Governo Brasileiro há mais de 40 anos sabe dessa jazida e que o direito de exploração pertence hoje à Vale. O então prefeito retornou com suas expectativas frustradas.


Não resta dúvida, ressalvada a questão ambiental, de que quando o processo industrial de extração da bauxita começar, o município de Itinga mudará de patamar econômico mudando radicalmente a vida da população.

O município de Itinga do Maranhão fica na microrregiçao de Imperatriz, O município tem cerca de 40 mil habitantes e 3.590,033 quilômentros quadrados. Foi criado em 1997. Tem como principal fonte de renda a indústria madeireira a pecuária.


Bauxita



A Bauxita é um minério que contém no mínimo 45% de alumina, que é extraído para se produzir alumínio. No Brasil cerca de 1,8 quilograma (quatro libras) de bauxita é necessário para se produzir 0,45 quilograma (uma libra) de alumínio

A bauxita encontra-se em diversas partes do mundo, com maior abundância nos países tropicais, sendo reduzido o seu custo de extração e transformação em alumina. A produção de alumínio a partir da alumina é efetuada em países ricos em energia elétrica, devido à elevada necessidade de consumo deste recurso
--
A grande maioria das reservas de bauxita encontra-se na América do Sul e Central, na Austrália e na África, mas também existem jazidas na Europa

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...