8/02/2010

CEMAR orienta aos barraqueiros da Praia do Meio a usar energia com segurança

Praia combina com calor, diversão e também com segurança. E para garantir um verão sem acidentes com energia, a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) realizou no ultimo sábado (31), por volta das 10 hs, uma reunião com os barraqueiros da Praia do Meio em Imperatriz, com o objetivo de orientá-los a como usar a energia elétrica de forma econômica e segura. A iniciativa faz parte do projeto Ação na Comunidade e visa uma maior aproximação da empresa com a população.

O Presidente da Associação de Barraqueiros da Praia do Meio, Raimundo Araújo Vilar, acredita que energia é sinônimo de desenvolvimento, mas dever ser usada de forma segura e por isso aprovou a ação. “Foi de grande importância, nos ensinou como usar a energia, como se proteger dos acidentes”.

Já para o barraqueiro Antônio Batista as instruções vão garantir que seus lucros não sejam perdidos em um possível acidente. “A reunião veio em boa hora. As barracas são feitas de palha, então a instalação precisa ser bem feita para evitar acidentes, pois caso aconteça algum problema o prejuízo pode ser muito grande”. Ele ressalta que todos ganham com a ação. “Ganha todo mundo. É uma segurança para todos”.

O consultor de relacionamento da CEMAR, Pedro Jorge, concorda e acrescenta que até mesmo a Companhia é beneficiada. “Vamos ter a certeza que vamos de tá fornecendo a energia com qualidade e segurança e no caso do veraneio, onde a gente destaca o trabalho das barracas junto aos consumidores que vem a praia. Então a gente tem que repassar essas dicas de segurança para que todos os banhistas tenham um final de semana alegre tranqüilo”.

No final da reunião a Companhia distribuiu lâmpadas fluorescentes aos barraqueiros e a agente da comunidade, Salvanyr Matões, fez um balanço positivo do evento. “Estamos sendo bem recebidos nas praias. Estamos passando dicas muito boas não só para os barraqueiros, mas também para os banhistas que vierem curtir essa praia maravilhosa”.

Essa já é a segunda reunião que a CEMAR realiza junto aos barraqueiros, a primeira foi realizada na terça-feira (27), na praia do Cacau e contou com a presença de da presidente da Associação de Barraqueiros, Maria do Socorro Pereira, Jacinto Mendes, diretor do departamento de iluminação pública da Secretaria de Infraestrutura do Município e representantes da Companhia.

BOX- Dicas de segurança.

Praia exige cuidados especiais com e energia elétrica, pensando nisso confira as dicas da CEMAR para tornar o seu verão mais seguro:

Cabos e fios partidos são sinais de perigo, mantenha distância deles ou de objetos que estiverem em contato com eles. Subir em postes ou acessar a rede de energia, além de ilegal é uma ação perigosa para quem executa e para as equipes que estiverem operando as redes perto do local, portanto evite fazer isso.

Em caso de choque a vítima deve ser afastada do condutor de energia com algum material isolante, como madeira ou plástico.

Se faltar energia elétrica, ligue para a CEMAR por meio do 116. Caso haja falta de iluminação publica, ligue para a Prefeitura por meio do telefone da CITELUZ 0800 727 7173.

Para os comerciantes que vão trabalhar nas praias, a CEMAR faz um alerta especial com objetivo de garantir uma maior segurança:

Ao fazer a troca ou instalação de lâmpadas, segure a lâmpada na parte de vidro. Se o ambiente estiver escuro, ilumine o local com velas ou lanternas.

Evite fios sem isolamento pelo chão, utilize fita isolante na junção das fiações e caso utilize estrutura metálica, faça o aterramento para evitar choque elétrico.

Esteja sempre calçado quando for utilizar algum eletrodoméstico. Ao ligar ou desligar aparelhos elétricos esteja com as mãos ou os pés enxutos.

Evite ligar vários aparelhos em uma mesma tomada e evite utilizar o T ou Benjamim, pois pode sobrecarregar o circuito e provocar acidentes.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...