8/06/2010

Núcleo de estudos judaicos será instalado em Imperatriz

Até o início do próximo mês será instalado em Imperatriz um Núcleo de Estudos Judaicos, ligado à Sinagoga de Belém (PA) . Autorizado pelo Estado de Israel o núcleo terá por objetivo reunir os judeus residentes na cidade e região, e todos os estudiosos e apreciadores da cultura e da religião judaica.

O passo inicial para a implantação deste núcleo será dado pelo grão-rabino Moshe Elmescani, de Belém (PA), que virá a Imperatriz no inicio do mês de setembro.

Para efeito de informação Belém abriga hoje um dos maiores grupos de judeus do Brasil.

A implantação do núcleo judaico, segundo o porta voz Giovanini Pietrini, tem por objetivo futuro , a fundação de uma sinagoga em Imperatriz num prazo aproximado de dez anos...

Judaísmo ?

Segundo a enciclopédia eletrônica Wikipédia, Judaísmo (em hebraico יהדות, transl. Yahadút) é o nome dado à religião do povo judeu, a mais antiga das três principais religiões monoteístas (as outras duas são o cristianismo e o islamismo).
Surgido da religião mosaica, o judaísmo, apesar de suas ramificações, defende um conjunto de doutrinas que o distingue de outras religiões: a crença monoteísta em YHWH (às vezes chamado Adonai ("Meu Senhor"), ou ainda HaShem ("O Nome")  como criador e Deus e a eleição de Israel como povo escolhido para receber a revelação da Torá que seriam os mandamentos deste Deus.

 Dentro da visão judaica do mundo, Deus é um criador ativo no universo e que influencia a sociedade humana, na qual o judeu é aquele que pertence a uma linhagem com um pacto eterno com este Deus.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...