9/20/2010

Vidigal diz que exclusão da região Sul desqualifica pesquisa do Ibope


O candidato ao Senado, Edson Vidigal (PSDB), cobrou neste domingo uma explicação do Ibope sobre a pesquisa divulgada pelo Sistema Mirante de Comunicação, que excluiu a região sul do estado de seu levantamento. Segundo o ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, a exclusão de uma região importante e populosa de uma pesquisa de opinião resulta em números dissociados da realidade, o que desqualifica a pesquisa do Ibope.

- O Ibope deve essa explicação e com urgência, pois os números divulgados não condizem com a realidade, e como tal, prejudicam a candidatura do Dr. Jackson Lago, que comprovadamente lidera com vantagem no sul do Maranhão, exatamente a região excluída - avisou.

O ministro ainda chama atenção para os prejuízos causados na candidatura pedetista diante da divulgação dos números que o colocam em queda e em empate com o candidato Flávio Dino (PC do B), no primeiro turno, e em uma simulação de segundo turno registra a derrota de Jackson para o candidato comunista.

- Com a influência das pesquisas nas eleições, é evidente que ao simular que Jackson perde para Flávio, você induz o eleitor contrário à candidatura de Roseana Sarney a optar por quem tem mais chance de vencê-la no segundo turno - alerta.

A notícia de que o Ibope teria deixado de fora da tabulação da pesquisa a região sul, foi divulagada pelo próprio jornal O Estado do Maranhão, que diz apenas que o instituto deve ter uma boa explicação para o fato. Vidigal espera que a devida explicação seja dada e os números corrigidos com o mesmo destaque.

- O Sistema Mirante tem a responsabilidade de explicar ao eleitor que a sua pesquisa refere-se apenas a uma parte do estado, e que,portanto, não traduz a realidade de todo o Maranhão - disse o candidato.

Além de Jackson, a pesquisa também prejudicou a candidatura de Edson Vidigal, que lembrou que o seu suplente Lula Almeida é do Sul, o que aumentou a aceitação de sua candidatura na região

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...