4/26/2011

Prefeitura de Imperatriz incentiva pequeno produtor



Agricultores comemoram aumento na produção de frutas

Pequenos produtores rurais de Imperatriz vêm colhendo os frutos da parceria que firmaram com a Prefeitura Municipal. A dificuldade, agora, é escoar a superprodução registrada este ano. O motivo do excesso de produto é a utilização de mudas precoces, desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e fornecidas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap).

Segundo o secretário de Agricultura, José Fernandes Dantas, as mudas produzem frutos melhores e mais rapidamente, o que resulta no aumento da produção. “[Temos] uma parceria fornecendo mudas que seriam para o campo, mas estamos fornecendo na cidade também, e que são produzidas em viveiros. São todas frutas precoces. Os maracujás têm de 450g a 500g, desenvolvidos em parceria com a Embrapa. [Essas] árvores produzem em 1,5 ano, enquanto que a normal fica de 5 a 6 anos para produzir. Esse é um dos trabalho que o prefeito Madeira mais nos cobra”.

Além disso, os produtores também possuem parceria na comercialização dos alimentos. A produção inicial visa o abastecimento de órgãos municipais, como creches, escolas e os restaurantes populares. O preço pago pela Prefeitura é fixado com base na tabela da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O secretário José Fernandes também destaca o aumento do número de produtores beneficiados. Em 2009, quando começou, o programa contava com, apenas, 64 produtores. Atualmente, são 370. E afirma que “os produtores têm autonomia para a negociação do que excede às necessidades do município”.

A Seaap fornece equipamento e treinamento para a execução do processo produtivo. Segundo o produtor Luís Titara, os beneficiados estão satisfeitos com os resultados. “Os produtores estão satisfeitos. Nós estamos no plantio do feijão, concluindo São Feliz e Coquelandia. Depois, faremos Olho D’água e Vila Conceição. Todos [os produtores] que receberam o equipamento e o treinamento de trabalho na época certa estão satisfeitos, vindo agradecer ao Dr. José Fernandes”, finalizou.

O secretário José Fernandes busca, agora, parcerias com deputados e, também, com o Governo do Estado, para ampliar o programa. (Comunicação)



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...