5/09/2011

Reunião em Imperatriz discute criação do Território da Região Tocantina

O Território da Região Tocantina está mais próximo de tornar-se realidade. No último dia (6), durante todo o dia, representantes da sociedade civil e autoridades públicas de 24 municípios reuniram-se, em Imperatriz, para finalizar a documentação e os preparativos para enviar a proposta da criação da área ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A reunião foi organizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap).

O MDA disponibiliza recursos específicos para territórios, que abrangem diversos municípios em uma mesma região. Estes recursos podem ser investidos em diversas áreas, como desenvolvimento urbano, rural e saneamento. Estão incluídos no Território da Região Tocantina, além de Imperatriz, municípios como Bom Jesus da Serra e Estreito.

O Maranhão, atualmente, já possui oito territórios reconhecidos. O projeto da região tocantina seria o nono do estado. O encontro realizado ontem visava discutir o projeto, a participação dos municípios, a pauta de reuniões, as comissões e os comitês a serem criados. A expectativa é que o território seja reconhecido ainda este ano.

O secretário municipal de agricultura, abastecimento e produção, José Fernandes Dantas, representou o prefeito Sebastião Madeira no evento, e enfatizou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos projetos dos municípios, que passam a agir como blocos. 

“Dentro de um território fica mais fácil o andamento dos projetos, pois, com a participação de todos, torna-se um consórcio. Hoje, os consórcios dão mais poder de cobrança, de tudo que é de projeto dos poderes municipais, estaduais os federais. Essa é a luta de todo esse pessoal, principalmente, do sindicato dos trabalhadores rurais, que trabalha com essa bandeira, com essa finalidade. Queremos fazer esse território acontecer, porque acreditamos nele”, explicou o secretário.

Os territórios são administrados por órgãos colegiados, determinam a aplicação e a fiscalização dos recursos destinados a eles. A criação desta área na região tocantina conta com o apoio do município de Imperatriz, que vem participando ativamente dos debates com o intuito de viabilizar o projeto. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...