9/24/2011

Centenas de pessoas pela Paz no Trânsito nas ruas de Imperatriz


Caminhada pela Paz no Trânsito foi um sucesso, garante secretário
Vinte escolas participaram da caminhada

A Caminhada pela Paz no Trânsito, realizada na manhã de ontem (23), foi um sucesso, segundo o secretário de trânsito de Imperatriz, José de Ribamar Alves, o Cabo Jota Ribamar. Para ele, a maciça participação da sociedade é prova de que as pessoas estão envolvidas e empenhadas em mudar a realidade do trânsito da cidade.

O evento teve início por voltas das 9h, na Praça de Fátima, seguindo pela avenida Getúlio Vargas, até chegar a rua Paraíba, onde foi feito o retorno pela avenida Dorgival Pinheiro de Sousa. Estavam presentes, além do secretário de trânsito, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; os vereadores Raimundo Roma e José Carneiro Santos, o Buzuca; além de todos os secretários municipais.


Alunos, professores e diretores de vinte escolas da cidade participaram da caminhada, que, ao todo, contabilizou cerca de XXXX pessoas. Entre os presentes estava o professor Moisés Rodrigues, que considerou a idéia excelente. Segundo ele, isso demonstra a preocupação das autoridades com a questão do trânsito. “É uma excelente idéia. Nós sabemos que em todo o Brasil a questão de trânsito é uma preocupação não só da população, mas também das autoridades. Fazer uma caminhada para discutir essa questão é válido. Que não seja apenas esta. Que haja outras ações neste sentido”, explicou o professor.

Os estudantes também aprovaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran). Cristiane Oliveira estuda o 9º ano na escola Santa Maria e destacou o orgulho de participar da iniciativa. “É maravilhoso participar disso [caminhada]. Poder conscientizar as pessoas é maravilhoso. Queremos reduzir o número de acidentes no trânsito e sabemos que isso vai acontecer. Nós vamos lutar por isso”, garantiu.

Infraestrutura e agentes


O prefeito Madeira destacou os constantes investimentos na infraestrutura da cidade, lembrando que, para a redução dos acidentes, o mais importante é a conscientização dos condutores. 

“O que pode ser feito é conscientizar os condutores para terem maior responsabilidade no trânsito. Nós não temos como aumentar o número de ruas ou reduzir o número de veículos. Esses eventos são importantes para chamar a atenção da população sobre este grave problema do país hoje”, argumentou. O prefeito explicou, ainda, que é necessário aumentar o número de agentes de trânsito, e isso será feito já no próximo concurso. A expectativa é triplicar este número.

O Cabo Jota Ribamar falou sobre a programação e a satisfação em ter realizado a Semana de Trânsito. “Foi uma semana fantástica! A sociedade imperatrizense nos recepcionou com muito carinho. Estivemos presentes nas escolas, nas instituições privadas e, principalmente, nas ruas, que é onde, de fato, acontecem os acidentes. Nós observamos a vontade que a cidade tem de ver um trânsito mais organizado”, finalizou ele.

A Semana pela paz no trânsito foi iniciada na última segunda-feira (19), acompanhando a movimentação nacional. O evento abordou dois temas: “Juntos podemos salvar milhões de vidas” e “No trânsito está em suas mãos evitar o pior”. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...