11/30/2011

Imperatriz vai comemorar Dia Mundial de Luta Contra AIDS

Venusia Milhomem, coordenadora 

      – A coordenadora do programa municipal de DST e AIDS, Venusia Ribeiro Milhomem, confirmou ontem à reportagem que a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará nesta quinta-feira, 1° de dezembro, extensa programação em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS.

Venusia Milhomem convida a população imperatrizense a participar do seminário “O preconceito e a intolerância à diversidade sexual como barreira de prevenção da AIDS”, que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 1°, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), localizado na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro.

Segundo ela, o tema do programa nacional deste ano tem o objetivo de discutir mais uma vez as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS, na população de jovens gays, sob o ponto vista do estigma e do preconceito. “Este ano contamos com a parceria local do grupo de pesquisa diálogos e interseções em sexualidade (Dintersex), da UFMA, em Imperatriz”, assinala.

A coordenadora de DST-AIDS ressalta ainda, que além dos profissionais locais estudiosos do tema “teremos a presença do professor-doutor Rogério Diniz Junqueira, pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, de Brasília, autor e organizador de artigos e livros sobre homofobia e diversidade sexual”.

“Nós temos também a participação do professor Jeferson Plácido, do grupo gestor do Maranhão do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)-MA”, enfatiza a coordenadora Venusa Ribeiro.

Programação

De acordo com a programação oficial, o credenciamento e entrega de materiais para o seminário acontecerá na próxima quinta-feira, dia 1°, às 7h30; a abertura está prevista para às 8h; e às 9h, mesa redonda com o tema: “Homofobia, preconceito e prevenção”.

O evento contará ainda com a participação do médico Ginecologista-Obstreta, Pedro Mário, que será mediado pelo professor-doutor Jonas Alves da Silva Júnior, professor-adjunto da UFMA, e coordenador do grupo de pesquisa diálogos e interseções em sexualidade (Dintersex). “O encerramento do seminário contará com ato simbólico da luta contra a AIDS e do respeito à diversidade”, assinala.

Já no horário das 14h às 17h, serão realizadas seis oficinas, sendo 40 vagas para cada oficina, que abordará os temas: “Homofobia e heterossexismo na escola. Do que estamos falando? Que efeitos seus enfrentamentos produzem?; Refletindo papel de gênero via filme Billy Elliot; Discutindo a Educação Sexual nos anos iniciais do ensino fundamental; Rótulos: desconstruindo (pré) conceitos; Homossexualidade; e Bullying, sexualidade e homofobia na escola”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...