3/31/2012

Prefeitura de Imperatriz inaugura neste sábado novo pólo da Universidade Aberta do Brasil.


O polo de Imperatriz atende hoje 1053 alunos distribuídos em 17 cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização.

“Um dia histórico para a cidade” assim resume o secretário municipal de educação Zeziel Ribeiro ao comentar a inauguração do  novo prédio da Universidade Aberta do Brasil, programa de ensino superior  a distancia mantido pela Prefeitura em parceria com as  Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade  Estadual do Maranhão (UEMA).

A inauguração da  nova UAB, que tem o nome de fantasia  de Polo de  apoio presencial Professor Vito Milesi  será neste sábado ás 8  horas da manhã.

A Universidade Aberta do Brasil (UBA) deixa as antigas e acanhadas instalações, localizada na Rua Leôncio Pires Dourado e passa, a partir de hoje, a funcionar nas dependências da antiga Escola União, na Rua D. Pedro I.

Para que o espaço pudesse receber a UAB a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação fez um grande investimento. As salas foram climatizadas. Foi construído um  moderno auditório a ainda ampliado o laboratório de informática.

Ontem pela manhã o prefeito Sebastião Madeira  visitou a nova sede da UAB. Estava acompanhado do secretário  Zeziel Ribeiro.


“Na nossa gestão a Educação tem tido um espaço mais do que especial. Temos tido o cuidado de investir forte na qualificação dos profissionais, mas, também estamos, desde o primeiro momento, investindo na expansão do espaço físico para atender a demanda cada vez maior. Construímos novas   escolas, ampliamos as que já existiam e agora com esse novo prédio, melhoramos e ampliamos o espaço da UAB” comentou o prefeito. 
        
     Num rápido contato com a imprensa o secretário de educação  explicou  que o município tinha se habilitado ao programa Universidade Aberta ainda  em 2005, mas os gestores da época não se preocuparam em implanta-la.

 “Ao percebemos a importância desse programa para o avanço da educação, não só  do nosso município, mas para toda região não pensamos duas vezes. Conversamos com o prefeito e ao recebermos o sinal verde tratamos logo da implantação do projeto que, com essa inauguração, ganha uma nova dimensão e visibilidade”  destacou o secretário.

O que é UAB

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Francisca Noronha Lô, coordenadora do polo explica como ele funciona:


“Em Imperatriz, o polo UAB – Vito Milesi funciona desde 2009 e é de responsabilidade da Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e atende um total de 1053 alunos distribuídos em 17 cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização. Em 2012, 147 alunos dos cursos de especialização apresentaram Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e está aguardando a publicação das notas”.

Os cursos:

Administração Pública
Formação Pedagógica 
Filosofia
Pedagogia
Matemática
Gestão em Saúde
Gestão Pública
Gestão Pública Municipal
Saúde Materna Infantil
Saúde da Família
Saúde Mental
Formação em Educação no Campo
Educação para a Diversidade
Educação Integral e Integrada
Formação para Mediadores de Leitura
Educação para Jovens e Adultos
Direitos Humanos

Ambientes:
         A construção das novas instalações do Polo UAB em Imperatriz, abrangeu os seguintes ambientes para o desenvolvimento de cursos na modalidade à distância, com qualidade:  
Auditório;
Laboratório de informática;
Sala de aula (três);
Web conferência;
Recepção;
Secretaria acadêmica;
Sala de Coordenação;
Banheiros;
Banheiros para pessoas com deficiência;
Sala de web;
Sala de tutoria;
Biblioteca;
Cantina. 
POLO MUNICIPAL DE APOIO PRESENCIAL PROF. VITO MILESI

Mantenedor do polo: Prefeitura Municipal de Imperatriz, Gestor Sebastião Torres Madeira

Secretaria responsável pelo polo: Secretaria Municipal de Educação – SEMED, Secretário Zesiel Ribeiro da Silva

Coordenador do polo: FRANCISCA NORONHA LO

Endereço da 1º Sede: Rua Leôncio Pires Dourado. Nº 1250, Bairro Bacuri, CEP: 65901020 Imperatriz - MA (Próximo ao Corpo de Bombeiros)
Endereço da sede atual: Rua D. Pedro II S/N, Bairro União (antigo Colégio União)
Inicio das atividades do polo: Dezembro/2009