5/23/2012


Imperatriz se prepara para realização do fórum ambiental da região tocantina



O evento terá como principal palestrante o economista Xico Graziano

Domingos Cezar

Imperatriz vai sediar, nos próximos dias 4 e 5 de junho, o I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, que tem como tema principal “Saúde e Desenvolvimento Sustentável: Necessidade de Todos”. O evento, que reunirá representantes de várias prefeituras do Maranhão, Pará e Tocantins, tem como um dos palestrantes o mestre em economia agrária Francisco Graziano Neto, mas conhecido como Xico Graziano.

O I Fórum Ambiental se realizará no auditório do Palácio do Comércio e tem como publico alvo representantes de associações de prefeituras, entidades culturais, fóruns sociais, institutos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, sindicatos, universidades, alunos, educadores, entre outras organizações. As inscrições estão sendo feitas no site da Prefeitura de Imperatriz, link do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam).

Para a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ivanice Cândido Falcão Almeida, o fórum constituiu-se no mais amplo espaço para articulação de iniciativas sociais. “O evento se consolida como um encontro técnico e científico, [é o] mais importante da região Tocantina no que se refere ao tema saúde e desenvolvimento”, explica Ivanice Cândido.

O I Fórum Ambiental tem como objetivos debater a viabilização de políticas públicas de gestão ambiental para a administração pública; propiciar debates, bem como a elaboração de alternativas junto a educação nesse avanço, rumo a uma sociedade mais justa e sustentável, como uma prioridade e responsabilidade de toda sociedade. Visa também compartilhar experiências entre os ambientalistas que se farão presentes.

O evento objetiva, também, apresentar soluções de implementação de programas de gestão ambiental, com informações sobre redução de consumo de energia, água, bens materiais, bem como a gestão adequada dos resíduos sólidos (lixo), além de estimular gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais de água nas cidades da região Tocantins.

Graziano

Engenheiro agrônomo por formação, Xico Graziano é Mestre em Economia Agrária (USP), Doutor em Administração (FGV/SP), presidiu a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (1972-73). Ocupou cargos públicos, como secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo e deputado federal pelo PSDB (1998-2006).

Ex-secretário de Estado de Agricultura (1996-98), Presidente do Incra (1995), chefe do gabinete pessoal do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Escritor, publicou oito livros, ‘e comentarista do Canal Terra Viva/TV Band, articulista do jornal O Estado de S. Paulo, consultor em organização, marketing de agronegócios e sustentabilidade. (Comunicação) 

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...