6/15/2012



Profissionais são capacitados para implantação de ouvidorias municipais


Em Imperatriz a Secretaria de Saúde já implantou esse dispositivo

A Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, na última segunda-feira (11), o treinamento para capacitação e operação do sistema de ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é preparar colaboradores para atuarem nas ouvidorias municipais.

Um dos  ouvidores  do SUS em Imperatriz, Francisco Duvalle, fez um balanço positivo destes quatro primeiros dias de treinamento, com técnicos do Ministério da Saúde e com profissionais da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde.

O treinamento destina-se a técnicos de cinco municípios maranhenses (São Luis, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Caxias e Imperatriz), que atuam ou irão atuar em bases de ouvidorias municipais já em funcionamento ou em fase de implantação. 

A capacitação está focada no módulo inicial de atuação dos colaboradores, que diz respeito ao aprendizado para operação do sistema ouvidor SUS em “nível I”, que é o treinamento para cadastro, envio e recebimento de demandas.

De acordo com a ouvidora geral, Neusa Lima, o treinamento é uma das fases do projeto “Apoiador”, desenvolvido pela Ouvidoria estadual para sensibilizar e incentivar os municípios a instalar suas ouvidorias.

 “Estamos trabalhando para que seja constituída uma rede de serviços da Ouvidoria no estado. Fazemos visitas para divulgação da Ouvidoria e da importância da implantação de uma base dentro das estruturas municipais, para que o próprio gestor possa dar respostas rápidas e eficazes à população”, explica ela, ressaltando, ainda, que já foram realizadas 60 visitas em diversos municípios com população superior a 100 mil habitantes.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...