6/15/2012

Hoje tem mobilização para a conscientização da não  violência contra os idosos





Nesta sexta-feira (15) é comemorado Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Para mostrar à sociedade a importância de se discutir o tema, a Prefeitura de Imperatriz realiza uma mobilização na Praça de Fátima. O evento tem início às 8h e conta com a presença de vários idosos e autoridades do poder público.

A concentração conta com apresentações teatrais e culturais feitas pelos idosos da Casa do Idoso, além de uma tribuna popular, onde o público expõe suas opiniões e denúncias em relação à temática. Durante a mobilização os idosos também podem verificar a saúde, com teste de glicemia, aferição de pressão e avaliação nutricional.

O evento é realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com Conselho Municipal de Proteção ao Idoso (CMPI), Defensoria Pública, Ministério Público, universidades e outras instituições que assistem aos idosos na cidade.

Para a secretária da Sedes, Miriam Reis, a concentração traz mais conhecimento para a sociedade sobre a violência contra os idosos. “Infelizmente, nós ainda recebemos muitas denúncias de maus tratos aos idosos. Com essa mobilização nós queremos mostrar para a sociedade que a violência não está apenas no ato de bater, mas também quem deixa os idosos sozinhos e o isola socialmente”.


         A coordenadora da Casa do Idoso e presidente do CMPI, Maura Barroso, destaca a relevância da mobilização para sensibilizar a sociedade e efetivar o estatuto do idoso. “Queremos coibir a violência contra a pessoa idosa, romper o silêncio, pois 90% desses casos de violência acontecem no seio familiar. Com esse ato nós diremos não à violência e cobraremos os direitos dos idosos”.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...