9/18/2012

Pecuária: Especialista analisará as pastagens da região Tocantina



(Da assessoria)

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, o professor e consultor Adilson Aguiar, especialista em pastagens – da FAZU/Uberaba, Minas Gerais - fará uma visita técnica às fazendas da região. Com os dados obtidos, os produtores rurais poderão conhecer a realidade de suas pastagens. O evento, uma iniciativa do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), culminará com uma apresentação na sexta-feira (21), às 19h30 no auditório do Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, do diagnóstico das pastagens da região de Imperatriz.

Perfil 
Adilson Aguiargraduou-se em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba, em 1991 e é atualmente professor de Pastagens e Plantas Forrageiras I dos cursos de Agronomia e Zootecnia, e de Zootecnia I e III (Bovinocultura de corte e leite), do curso de Agronomia, das Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).Já realizou estágio nas áreas de bovinocultura (corte e leite) e manejo de pastagens na Nova Zelândia, visitando centros de pesquisas, universidades, cooperativas e fazendas. Fez curso sobre a pecuária leiteira em Israel e visitou exposições de agropecuária na França, tendo implantado projetos nas áreas de manejo de pastagens para bovinos de corte e leite nos Estados de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins e Bahia.

O professor é, ainda, colunista da revista ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e vem mostrando a cada edição a forma correta de implantar e manejar a pastagem. Na última edição, que começou a circular no dia 11 de junho, ele mostra como plantas forrageiras e animais respondem às pastagens manejadas pelo método de pastoreio e de lotação contínua. O artigo pode ser lido na íntegra na edição on line da revista (www.abcz.org.br). 

O Sindicato Rural vai continuar buscando especialistas, como o professor, com o objetivo de trazer novas tecnologias para o agronegócio da região, setor decisivo para o desenvolvimento do Maranhão. Para o presidente do Sinrural, Sabino Costa, iniciativas como essa são de suma importância para que a produção pecuária seja tecnificada.
Roteiro das visitas

19/09
·         Fazenda Santa Fátima (Vilson Maia)
20/09
Manhã
·         Fazenda Serra Quebrada
·         Fazenda 4 Lagoas
Tarde
·         Fazenda Rancho Alegre
·         Fazenda Bruno Liberato
21/09
Manhã
·         Fazenda Verão Vermelho
·         Fazenda Chaparral

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...