11/19/2012

Saúde realiza mobilização no ‘Dia Mundial do Diabetes’


A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), realizou na última semana, mobilização em praças, ruas e avenidas da cidade para alertar sobre o dia 14 de novembro, ‘Dia Mundial do Diabetes’. A informação foi prestada à reportagem pela coordenadora do Programa Hiperdia, Vanessa Aguiar.

Ela destacou, durante mobilização realizada no bairro Nova Imperatriz, a importância da prevenção do Diabetes. “Nós distribuímos panfletos, cartazes e adesivos durante blitz no centro e bairros de Imperatriz”, disse ela.

Vanessa Aguiar orienta que existem métodos para prevenir o diabetes, começando por uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, evitando assim o sedentarismo. Ela também alerta para alguns sintomas sobre a doença: sede excessiva, perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada e falta de interesse e de concentração.

A coordenadora aponta que existem atualmente mais de três mil pessoas cadastradas na rede pública de saúde com diabetes tipo 1 e 2, em Imperatriz. Ela observa, ainda, que crianças diagnósticas com diabetes na infância, considerada do tipo 1, precisam adotar um estilo de vida saudável. “O organismo não produz mais insulina, sendo necessária sua aplicação, redobrando os cuidados com alimentação e a realização de atividades físicas”, recomenda.

Ela considera de fundamental importância que os pais procurem um nutricionista para que seja feita uma educação alimentar das crianças no sentido de evitar o surgimento do diabetes.

Dados

Vanessa Aguiar lembra, ainda, que em todo mundo mais de 300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.

A Sociedade Brasileira de Diabetes vai realizar diversas atividades pelo país, durante uma semana, de 7 a 14 de novembro, para marcar a data. Por meio dessas atividades, a Sociedade tem como meta chamar a atenção de todo país para a importância de cuidados como o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...