2/01/2013

Avaliação positiva do Ministério da Saúde gera bônus para Imperatriz



 
Uma ótima notícia para a Saúde de Imperatriz, divulgada pela coordenadora da Atenção Básica do município, Maria Viviane Bezerra de Souza, nessa quinta-feira (31): o município foi contemplado com mais de 700 mil reais adicionais, porque os índices de satisfação de atendimento à população pela Atenção Básica atingiu o patamar determinado pelo Ministério da Saúde.

O atendimento da Atenção Básica, por meio do Programa "Saúde mais perto de você", foi a justificativa desta premiação. O programa inclui o atendimento no próprio domicílio do paciente e tem uma resposta bastante positiva para a população, de forma direta. Indiretamente, entre outros benefícios, ele ajuda a desafogar a rede pública de saúde, em função de um conjunto de iniciativas executadas no próprio ambiente dos moradores.

Atendimento com qualidade - A Atenção Básica é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. Este trabalho é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O "Saúde Mais Perto de Você" reúne iniciativas do Ministério da Saúde (MS) para incentivar melhorias no atendimento e no funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Assim, por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, o PMAQ-AB, as UBS são avaliadas e os municípios recebem, conforme os seus desempenhos, mais recursos financeiros do MS.
As UBS são unidades onde todo cidadão recebe atendimento da equipe de saúde - profissionais médicos, de enfermagem, de odontologia e agentes comunitários -, podendo marcar consultas, realizar atendimento de urgência, vacinas, encaminhamentos para exames e especialistas e receber medicação gratuita.

Ao todo, foram visitados 3.972 municípios brasileiros, 17.304 equipes de saúde avaliadas e mais de 65 mil usuários entrevistados, nos quais estão incluídos os números de Imperatriz.
Outra boa notícia é que em breve qualquer cidadão poderá utilizar o site do MS para ter informações sobre as UBS de todo o país, inclusive sobre a UBS mais próxima de sua casa.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...