12/29/2013

Com mais de 100 mil veículos circulando diariamente em Imperatriz, SETRAN investiu em engenharia e segurança no ano de 2013

Com frota de aproximadamente 120 mil veículos trafegando diariamente nas ruas e avenidas de Imperatriz, a gestão municipal intensificou as ações na área de trânsito para garantir maior agilidade e segurança na circulação de veículos e pedestres. 

Pelo aumento considerável no número de automóveis nos últimos anos, 10% em 2013, e a circulação diária de 15 mil veículos de outros municípios, o prefeito Sebastião Madeira afirma que o trânsito é um dos setores da administração municipal que requer mais dedicação, pois “está diretamente relacionada à segurança e à vida das pessoas”.

O Secretário Municipal de Trânsito e Transportes (SETRAN), José de Ribamar Alves Soares, o Cabo J. Ribamar relata que a ampliação de ações na engenharia e segurança de trânsito em 2013 buscaram a melhoria do tráfego na cidade, principalmente no Centro comercial.

Para ele, a principal conquista da pasta esse ano foi a contratação de 30 novos agentes de trânsito aprovados em concurso. Com o reforço da equipe, as ações tiveram mais visibilidade e resultado.

“A melhoria da fiscalização de trânsito é uma das metas que vêm sendo alcançadas. Com a atuação do novo grupo de agentes, os serviços prestados à população melhoraram em cem por cento. O novo efetivo reforçou o trabalho não só fiscalizando, mas educando e orientando condutores e pedestres para que cumpram as regras de trânsito estabelecidas no CTB”, disse o Secretário ao enfatizar que o trabalho de fiscalização contou ainda com a aquisição de três novas viaturas, totalmente equipadas com dispositivos sonoros e luminosos.

Números - 

Ao relatar o trabalho dos últimos doze meses, o relatório da SETRAN contabiliza mais de três mil atendimentos realizados pela coordenadoria de transporte público. “Os serviços mais solicitados foram a vistoria de veículos e renovação de alvarás com 1.041 renovações de moto táxi, 1.424 de veículos de carga, 46 ônibus e 757 táxis”, expõe o secretário ao ressaltar também o trabalho no setor de engenharia de trânsito:
          
  Sinalização - “Em 2013 também avançamos muito em sinalização com a instalação de placas em cruzamentos e estacionamentos, pinturas horizontais e semáforos. A sinalização luminosa foi ampliada com a instalação de jogos de semáforos em pontos que apresentavam altos índices de acidentes. Depois da sinalização semafórica implantada nesses locais, houve uma redução significativa do número de ocorrências”, observa ao afirmar que o serviço de implantação e revitalização da sinalização vertical horizontal é permanente. 

“Em 2013 nossas equipes restauraram e implantaram faixas de pedestres, linhas de divisão de fluxos, linhas de retenção, linhas de estímulo à redução de velocidade, setas direcionais, legenda “pare”, e legenda “escola” em vários pontos da cidade. A sinalização vertical foi reforçada com a fixação de placas de regulamentação, advertência e indicação”.


Educação e prevenção - A coordenação de educação também realizou campanhas de educação para o trânsito, com a distribuição de material educativo aos condutores, palestras nas escolas, universidades e empresas.
Abrigos - Para dar mais conforto aos usuários de transporte coletivo, a secretaria fez a aquisição de 50 paradas de ônibus. “Também lutamos junto à comunidade pela melhoria do transporte coletivo”.
Engenharia de trânsito - Ele relata ainda que a SETRAN regulamentou e sinalizou a mudança de sentido de circulação de diversas ruas e avenidas, com o objetivo de melhorar a organização e a fluidez do trânsito.
Investimentos – Concurso, treinamento e efetivação de agentes de trânsito e o aumento do número de viaturas da SETRAN.
Principais vias modificadas:
    


   Rua João Paulo II: passou a ter sentido único da Rua Rui Barbosa à Av. Pedro Neiva de
Santana;
·         Rua Pernambuco: passou a ter sentido único da Av. Industrial à Rua Padre Cícero;
·         Rua Coriolano Milhomem: passou a ter sentido único de circulação, da Av. Bernardo Sayão à Rua Floriano Peixoto;
·         Rua Pará: passou a ter sentido único, da Rua Floriano Peixoto à Rua Gonçalves Dias;
·         Rua Monte Castelo: passou a ter sentido único de circulação, da Rodovia BR-010 à Rua Leôncio Pires Dourado;
·         Rua Coronel Manoel Bandeira: passou a ter sentido único de circulação, da Rua Tamandaré à Rua Beta;
·         Rua Dom Pedro I: passou a ter sentido único de circulação, da Av. Ribamar Fiquene à Rua Dom Pedro II)
·         Rua Dom Pedro II: passou a ter sentido único de circulação, da Av. Dorgival Pinheiro de Sousa à Av. Ribamar Fiquene.
·         Rua Floriano Peixoto, passou a ter sentido único do Bairro Santa Rita, ao centro da cidade.
·         As ruas Iracema, São Bento, São Pedro, São Paulo, São Francisco, Tamandaré, Beta, Assembleia, General Gurjão e Rio Branco, também sofreram mudança de sentido.

              









Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...