São Francisco do Brejão – O Governo municipal, por meio da
Secretaria de Educação e Desenvolvimento Humano (SEMED), promoveu na manhã
desta sexta feira, 31, o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/2013), nas dependências da escola Raimundo
de Moraes Barros.
Empolgados pelo aprendizado, e pelas experiências trocadas e vividas ao
longo do ano passado, durante a implementação dessa nova metodologia de ensino,
os professores fizeram diversas apresentações, como parodias e espécie de peças
teatrais, bem como a exibição de vídeos das aulas práticas, em sala de aula com
os alunos.
“O PNAIC veio para ensinar novas práticas pedagógicas, novas
metodologias. Veio para inovar a educação, e para mostrar através de
apresentações lúdicas que o método é o caminho certo”, afirmam os orientadores.
O Pacto lida com a sistemática ‘alfabetização e letramento’.
Depois da palestra inicial, e interativa, da professora Maria dos Reis,
uma das orientadoras de estudo do PNAIC, e das apresentações dos educadores, vários
depoimentos foram dados, quando professores fizeram questão de colocar suas
dificuldades e declarar que através do estudo e da sintonia entre a classe,
puderam reverter à situação e encontrar motivação para estarem ali, concluindo
mais essa etapa da vida pedagógica.
Concluída essa parte, os professores foram para o auditório do colégio,
visitar os stands preparadas pelas escolas e seus educadores com os trabalhos
realizados em sala de aula. “Vale ressaltar que todas as escolas do município
participaram do PNAIC, embora nem todas tenham feita a exposição de seus
stands”, afirmou Geraldo Marinho, coordenador do PNAIC.
Finalizando, o secretário de Educação, professor Josué Oliveira,
agradeceu a todos os educadores, pela perseverança e empenho. “Não tenho dúvidas
do esforço de cada um de vocês. Bem como, tenho certeza que essa experiência já
está dando frutos. Muito obrigado a todos pela dedicação à nossa causa, que é
uma educação melhor para os brejaoenses”, destacou. [Assessoria de
Comunicação]