2/04/2014

SEMUS reativa Farmácia Popular do Brasil em Imperatriz

       Com entrega gratuita e venda com até 90% de desconto, o programa amplia o acesso da população aos medicamentos essenciais.


Texto: Maria Almeida     

Beneficiando centenas de pessoas de Imperatriz e região, A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com Governo Federal mantém a unidade da Farmácia Popular do Brasil aqui na cidade. A sede localizada em novo endereço - Rua Ceará, Nº 582 entre Ruas São Paulo e Fortunato Bandeira no Bairro Nova Imperatriz, retomou suas atividades em janeiro.
            A farmacêutica responsável pela unidade, Sheila Araújo informa à população que está de portas abertas para atender ao público, no horário das 08h ás 18h de segunda a sexta e no sábado das 08h ÀS 12h. “Retomamos o atendimento através do empenho da SEMUS facilitando o acesso da população a mais de 100 medicamentos classificados como essenciais”, afirma a coordenadora acrescentando que a farmácia continua disponibilizando os medicamentos gratuitos para tratamento de hipertensão, diabetes e asma.

            “Todo cidadão que desejar adquirir os medicamentos disponibilizados pelo programa ‘Farmácia Popular do Brasil’ pode procurar a unidade com receita médica ou odontológica em mãos que será atendido”. A informação é da secretária de saúde Conceição Madeira, que assegura aos cidadãos que utilizam este serviço, que eles não terão mais problemas para com a retirada de seus remédios, pois todas as pendências relacionadas          às instalações da farmácia foram resolvidas.

            Conceição Madeira acrescenta ainda que reconhece a importância do funcionamento desta drogaria e que por isso todas as medidas foram tomadas para garantir esse direito ao cidadão. “Sabemos o quanto custa para uma pessoa comprar nas farmácias convencionais, seus remédios de uso contínuo, e poder proporcionar acesso a preços mais baixos ou mesmo a remédios a custo zero, nos deixa muito satisfeito, porque é meta da gestão levar cada vez mais qualidade de vida ao nosso povo”, ressalta.

            Ela ressalta que is usuários da Farmácia Popular em Imperatriz, contam com serviço personalizado, realizado por atendentes e farmacêuticos especializados mantidos pela SEMUS que orientam sobre cuidados com a saúde e o uso corretos dos medicamentos. “Temos sempre o cuidado de chamar a atenção dos nossos usuários para a questão da automedicação, tendo em vista que ela pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes”, alerta Sheila.


            Segundo dados do Ministério da Saúde, os medicamentos disponibilizados na Farmácia Popular atendem cercar de 80% das doenças que atingem a população, pois servem para tratamento de hipertensão, diabetes, asma, úlcera gástrica, depressão, infecção, verminoses, cólicas, enxaqueca, queimaduras e inflamações. Além disso, são comercializados na unidade anticoncepcionais e preservativos masculino.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...