7/12/2015

Prefeitura homenageia personalidades: conhecidos os novos comendadores




Distinção honrosa ‘Orgulho da gente’ e Troféu Jurivê de Macedo homenageiam personalidades e entidades com sua contribuição para Imperatriz”

Considerado um dos eventos tradicionais do aniversário de Imperatriz, a entrega da Comenda Frei Manoel Procópio será realizada hoje às 19 horas no auditório do Aracati Office, no Centro.
A solenidade que homenageia sete personalidades que fizeram ou fazem história em Imperatriz, mais uma vez será acompanhada da entrega do Troféu Jurivê de Macedo, e da distinção honrosa “Orgulho da Gente”, homenagens criadas pela gestão do prefeito Sebastião Madeira que reconhecem o trabalho de profissionais em diversos setores.
“Além de homenagear com a Comenda as personalidades que nos ajudam a construir a história da cidade a cada dia; nada mais justo que reconhecer aqueles que representam o espírito do povo de Imperatriz, com trabalho digno e comprometido e que enriquece nossa cidade em tantos aspectos é que criamos o Troféu Jurivê de Macedo, em memória ao grande jornalista, professor e advogado que foi; e a Distinção Honrosa Orgulho da Gente com os profissionais que fazem de nossa Imperatriz uma cidade cada vez melhor”, detalha o prefeito Sebastião Madeira.
Conheça um pouco da história de cada homenageado:
COMENDA FREI MANOEL PROCÓPIO
Terezinha das Neves Pereira Fernandes- Funcionária Pública Estadual, militante dos movimentos sociais, ex-deputada Federal pelo PT tendo se destacado como uma combativa defensora dos interesses de Imperatriz na Câmara dos Deputados.


Nelson Martins Bandeira Neto - filho de família tradicional, ex-vereador de Imperatriz na década de 1970, sendo, naquela eleição, o mais jovem e o mais bem votado da cidade, tendo atingido 10% dos votos.  É licenciado em Letras.  Foi um dos fundadores do Sesi em Imperatriz


Jaime Fernandez Ferreiro (Espanhol) – Pioneiro no agronegócio em Imperatriz, o “Espanhol”, é implantador da agricultura mecanizada em Imperatriz. No dia 31 de maio completou 94 anos, 64 deles vividos no Brasil e, destes, 59 em Imperatriz.

Pedro Iram Pereira do Espirito Santo - fundador do grupo Pipes, com negócios no MA, PI, PA, TO E GO que juntos geram quase sete mil empregos diretos e indiretos. É definido por quem o conhece como um homem de poucas palavras e muita ação.

Rogério Frota de Araújo - empresário e empreendedor, nasceu em Fortaleza (CE), em 03 de dezembro de 1957. Já tem 30 anos de atividades empresariais na cidade sendo o responsável pelo lançamento de vários empreendimentos imobiliário de médio e alto padrão com o “Aracati Office”, grande edifício de salas comerciais e restaurantes.

Adolfo Pires da Fonseca Neto - juiz de direito (Vara da Família, o mais antigo em atividade na comarca. Atuação marcada pela celeridade e a alta resolutividade das demandas que chegam às suas mãos.

Ricardo Olive Neto - médico e empresário. Sua marca foi sempre acreditar no potencial da cidade para investir, e com isso movimentar a economia local com a geração emprego, renda e receita para o município.

TROFÉU JURIVÊ DE MACEDO
Jornalista: Coriolano da Rocha Miranda Filho- 



Atual diretor de redação do Jornal O Progresso, veículo que este ano completou 46 anos,  começou a carreira em 1978,  no próprio O Progresso, como “paginador” e depois revisor. Talentoso, não demorou muito a demonstrar aptidão para a reportagem tendo o mesmo sido escalado pela direção do jornal para fazer a cobertura policial.  E foi assim que ele começou e não parou mais.

Além de O Progresso, Colozinho, como é mais conhecido, trabalhou no hoje extinto Jornal de Imperatriz, fundou com o jornalista Edmilson Sanches, o Jornal de Açailândia e por vários anos, convidado pelo  jornalista Jurivê Macedo,  integrou a sucursal do jornal O Estado do Maranhão. O jornalista também foi secretário de comunicação do prefeito Renato Moreira.

Advogado: Edvaldo Cunha Amorim - 
Na categoria Direito o indicado para receber a honraria é o advogado Edvaldo Cunha Amorim, um dos primeiros advogados com diploma de curso superior da cidade, portanto, um dos desbravadores dessa importante atividade liberal na terra do Frei.

Rosilene da Silva Loiola - A professora Rosilene Silva Loiola, natural de Caxias-MA, chegou à Imperatriz em 1978, há 37 anos. É fundadora da Escola Santo Inácio de Loyola, uma das mais tradicionais do Grande Bacuri, que começou com apenas três alunos. Atualmente, a escola é municipalizada, tem 450 alunos e 29 servidores.

ORGULHO DA GENTE

Companhia da Alegria (ONG) - 


A ONG ganhou reconhecimento pelo trabalho humanitário realizado com os enfermos dos hospitais públicos da cidade por meio da “palhaçaria”. Sua principal base de atuação é o Hospital Municipal (Socorrinho) Além da Palhaçaria, atua também com assistência total às famílias carentes com ações sociais realizadas em datas comemorativas, como dia das crianças e natal, tais como: arrecadação de brinquedos, vestimentas, distribuição de lanches. Foi fundada em 2013,

Comunidade Católica Anjo Gabriel -


além de um forte trabalho junto à Pastoral da Criança, a comunidade ganhou notoriedade por meio de um exercício simples de cidadania:  transformar, um antes lixão, num colorido jardim à vista de todos, no bairro nova Imperatriz.

Fórum das Comunidades da Estrada do Arroz (Associação) 
                         

Entidade de classe que e luta pelas melhorias das comunidades da estrada do arroz e vicinais. A entidade nasceu a partir de uma reflexão do conselho comunitário da Comunidade de São Raimundo Nonato, situada em Olho D’água dos Martins, zona rural do município de Imperatriz, do qual fazia parte as Senhoras Maria de Lourdes Silva, Oneide Monteiro, Maria Concebida Lucena, Izabel Brandão, Edileusa e Maria Monteiro. Os membros da comunidade resolveram por fim, organizarem-se para reivindicar as melhorias mais urgentes e necessárias, prioritariamente a questão da acessibilidade e trafego ao longo da Estrada do Arroz.

Geovani Ramos Guerra (personalidade) - 


É odontólogo, e desportista. Foi o responsável pela inclusão nos cenários, nacional e internacional, da cidade de Imperatriz no “mundo do automoblismo” por meio de uma de suas modalidades: o Kart.

Gumercindo Leandro da Silva Filho (personalidade) -


Médico, humanista, reconhecido pela sua discreta luta a favor dos pacientes de câncer. É um dos responsáveis pela implantação na cidade dos serviços de químio e radioterapia, fundamentais no tratamento dos pacientes de câncer.

Leonilson Gaião (personalidade) - 



Numa grata parceria com a Facimp e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o dr. Gaião, como é mais conhecido , comanda  uma equipe que já devolveu a autoestima a dezenas de pessoas da cidade  que nasceram com problema de lábio leporino ( beiço rachado).  Essa reparação cirúrgica antes feita nos grandes centros do País, hoje pode ser realizada em imperatriz.


Luíz Dactilo Pulgatti (Personalidade) - 

Oriundo do Sul do País, acreditou na força da cidade para atrair inovações e com isso passou a explorar um nicho de negócio crescente na cidade.  É pioneiro na arte de organizar e produzir pequenos, médios, e grandes eventos. Já contabiliza mais de dois mil eventos produzidos na cidade e região.

[Kayla Pachêco  – ASCOM]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...