2/26/2016

Primeira turma de residência do Hospital Municipal apresenta TCC hoje


Coordenador do Programa Residência Médica afirma que o Socorrão oferece a estrutura necessária para atender às necessidades do Programa

Os residentes Lailton Lima e Carlos Eduardo de Oliveira da Cirurgia Geral; Ícaro Marinho de Azevedo e Ridailda Amaral da Clínica Médica apresentam hoje (26) a partir das 18h30min no auditório da Associação Médica - Rua Coriolano Milhomem no Centro, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente ao tempo de atuação dentro do Hospital Municipal – Socorrão.

O evento será aberto aos convidados. Participarão da cerimônia o Prefeito Sebastião Madeira, a Secretária de Saúde Conceição Madeira, o coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Alexandre Martins Xavier e os coordenadores da Residência Irisnaldo Felix e Edson Martins, o Diretor da Universidade CEUMA, Silvio Rogerio, a Presidente da Associação Médica Ana Paula Milhomem, e o Diretor Científico da Associação Médica, Ricardo Nakamura.

Outros convidados que também participarão da cerimônia são os médicos que acompanharam residentes durante sua estada no Hospital e cerca de 50 acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Maranhão. Fará parte da Banca Examinadora a Professora Michelle Martins da Universidade CEUMA e os médicos Alexandre Xavier, Edson Martins e Irisnaldo Felix.

Os médicos residentes iniciaram a especialização no HMI em março de 2014 quando foi instituída a Residência Médica do Hospital Municipal de Imperatriz, criada por meio do parecer 395/2014 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A residência teve duração de dois anos em regime de tempo integral, com estágios em forma de rodízio nas diversas especialidades do serviço de Clínica Médica e de Cirurgia Geral.

Eles foram selecionados por meio de prova teórica, realizada pela Comissão de Residência Médica (COREME) da Universidade Federal do Maranhão em fevereiro de 2014. Vale ressaltar que os processos de seleção ocorrem anualmente com oferta de quatro vagas.  A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós – graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o padrão “ouro” da especialização na medicina.


O Socorrão como um centro de referência de média e alta complexidade da macrorregião de Imperatriz, e grande parte do Bico do Papagaio conseguiu consolidar o Programa de Residência e vem proporcionando aos seus “alunos” todos os meios e instrumentos necessários para uma formação especializada de excelência, pois dispõe de um leque de especialistas que atende perfeitamente às necessidades do Programa.

 
“No Socorrão, temos: neurocirurgião, ortopedista, pediatra, clínicos, urologistas, cirurgião torácico e cirurgião plástico entre outros. Além disso, os médicos têm se mostrado bastante flexíveis quanto à presença dos residentes no HMI e começaram até estudar, para poder somar aos conhecimentos dos alunos e melhorar a troca de experiências. Os Assistentes envolvidos no Programa de Residência, inclusive já estão inscritos em Programas de Mestrados. Isso representa um ganho para o hospital e para a comunidade como um todo”, ressaltou o coordenador do COREME Alexandre Martins, ao falar da estrutura do HMI enquanto hospital de formação. 

Maria Almeida [Ascom]

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...