7/18/2016

Governo do Estado vistoriou obras na região tocantina


Como parte das ações de comemoração dos 164 anos da segunda maior cidade do Maranhão, o Governo do Estado promoveu na manhã desta sexta-feira (15), uma vistoria a obras que terão importante impacto para a população de Imperatriz e também das regiões Tocantina e Sul do estado. Na ocasião, a comitiva coordenada pelo secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política (Secap), Márcio Jerry, foi acompanhada por equipes da imprensa local, as quais também conheceram as intervenções que beneficiarão a comunidade nas áreas da Saúde, Educação e Esporte e Lazer.

Esporte e lazer

As obras da pista de skate e o projeto da nova Avenida Beira-Rio, cujas obras serão entregue e anunciadas, respectivamente, pelo governador Flávio Dino neste sábado (16), foram o primeiro ponto de parada. As obras demonstram os bons resultados da parceria entre a administração estadual e a população de Imperatriz, que participou ativamente da escolha e indicação das mudanças e melhorias.

Lilian Mendes, mãe da Rayssa, afirma que diante da falta de locais apropriados para a prática esportiva, a ampliação do skate parking da Mané Garrincha é uma grande conquista. “Há muitos anos tentava-se uma reforma da pista e construir uma outra para as crianças. A galera está satisfeita porque o projeto foi executado de acordo com a vontade das pessoas que praticam skate, bicicleta e patins”, conta.

O Skate Parking, localizado na Praça Mané Garrincha, ganhou semibowl, mini half e caixote, proporcionando condições adequadas para esportistas de todas as idades, ampliando o acesso ao espaço que antes era utilizado apenas por adultos.

Para o superintendente de articulação regional do Governo do Maranhão em Imperatriz, Rafael Heringer, a entrega da nova pista qualifica a cidade também para receber competições nacionais. “Estamos entregando uma pista que nos coloca em destaque Norte e Nordeste como uma das maiores e mais modernas pistas de skate da região, voltando os olhares da comunidade esportiva para Imperatriz”, destaca o superintendente.

Já na nova Beira – Rio, as mudanças incluirão espaços culturais e esportivos, além de playground, área de eventos com palco, quadra poliesportiva, mirantes, área de convivência, calçadão com espaço para caminhada, paisagismo e nova iluminação. Todo o projeto foi feito ouvindo as demandas e sugestões da população.

Saúde

Na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) Dra. Eimar de Andrade Melo,um anexo do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) de Imperatriz que também será entregue à população neste sábado (16) a comitiva conheceu a proposta de atendimento humanizado do Governo do Maranhão.
Construído para servir como espaço de acolhimento, a casa vai oferecer às parturientes um ambiente diferente do hospitalar, mais acolhedor e confortável, visando também reduzir a morbidade e a mortalidade materna.

Para isso, foram investidos aproximadamente R$ 700 mil na completa reforma do prédio, o que possibilita à Casa da Gestante a oferta para população de um espaço humanizado de 20 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde, além de copa, sala de administração, estacionamento, recepção, auditório e área de vivência.

Já nas obras do Hospital Macrorregional de Imperatriz (HMI), que disponibilizará tratamento de câncer, qualificado e especializado, com atendimento oncológico adulto, a inspeção observou o estágio avançado das obras. Com 90% dos trabalhos já concluídos, o hospital dispõe de 116 leitos para internação nas especialidades clínica médica, cirúrgica, oncológica, clínica cirúrgica oncológica, e mais 12 de UTI adulto.

Mais Saneamento


No bairro Bacuri, a comitiva constatou um antigo problema de saneamento sendo resolvido. “Eles estão trabalhando e agora, finalmente, vai melhorar o esgoto aqui do bairro”, disse a moradora Ivete de Alencar que convivia com o esgoto a céu aberto, remanescente da antiga obra.

Solução que tem sido apresentada pelo Governo do Maranhão, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Segundo o diretor de engenharia da companhia, José Luis Bastos, a obra resolve o transtorno deixado em 1991, quando foram paralisadas obras da empresa Odebrecht no local. Nesses 25 anos, nenhuma ação foi feita para resolver o problema. As obras só foram retomadas em maio deste ano, com a implantação de 11 quilômetros de rede coletora de esgoto, com 2 mil ligações domiciliares, beneficiando cerca de 10 mil habitantes de Imperatriz.

Orçada em quase R$ 2,5 milhões de reais, a obra de saneamento básico está bastante avançada, podendo ficar pronta antes do prazo previsto. “Nós já estamos com 600 metros implantados, e a partir de segunda-feira vamos abrir quatro novas frentes de trabalho, de modo que a execução desse serviço se dará num prazo menor do que o previsto, que é de seis meses”, disse José Luis Bastos.

A comitiva passou ainda pelas obras do ‘Mais Asfalto’, que está oferecendo cerca de 40 km de ruas pavimentadas e estruturadas com mais condições de acesso e mobilidade aos imperatrizenses, como afirmou a moradora Rosiaria Farias.


“Cheguei aqui menina e a avenida era só buraco. Agora mudou muita coisa com o asfalto, diminuiu a poeira e valorizou mais o ponto”, disse Rosiaria, que tem um comércio na avenida Itaipu, em Imperatriz. Todas as obras serão também visitadas pelo governador Flávio Dino que permaneceu  em Imperatriz e na região Tocantina do estado até este sábado (16).