8/17/2017

SENADOR ROBERTO ROCHA GARANTE RECURSOS PARA MELHORIA DE INSTALAÇÕES DA UFMA EM IMPERATRIZ


A convite de um  grupo de alunos  o  senador Roberto Rocha (PSB)  viu de perto na semana passada a precariedade do Campus II da Universidade Federal do Maranhão- UFMA- a  unidade localizada no  Centro da cidade.  Há oito meses parte das instalações daquela instituição de ensino foi interditada porque havia a ameaça de desabamento. Os alunos, de pelo  menos três cursos, foram  transferidos  para as instalações de uma escola estadual.

Ao tomar conhecimento da situação, há algumas  semanas, Roberto Rocha começou as tratativas perante o Ministério da Educação para solucionar o problema que tem gerado grandes transtornos. O resultado da movimentação do senador foi a garantia  daquele ministério  para a liberação de  R$ 2, 6 milhões para  investimentos na infraestrutura daquele  campus.

Na audiência com o ministro, na qual foi garantida a liberação do recurso,  ficou acertada  a recuperação das 13 salas {  que foram interditadas},   com novas e modernas instalações e ainda a   recuperação de  toda rede elétrica  e hidráulica e o restante da infraestrutura dos blocos.

Ontem a o Gabinete do senador, em Brasília, informou que  os trâmites legais junto ao  Ministério  da Educação para que a o recurso seja liberado estão bem avançados “para fazer os destaques orçamentários para a UFMA/MA, com carimbo para UFMA/Imperatriz.

Ao visitar  o campus acompanhado de uma comissão formada por alunos  e professores, o senador constatou que a situação é pior do que imaginava. Além da parte estrutural , que resultou na transferência deles para uma escola da rede estadual,  o parlamentar viu de perto  a precariedade da biblioteca. “O livro mais novo da nossa biblioteca é de 2010”,  revelou o estudante Sávio Costa que também fez questão de mostrar a péssima situação do laboratório de informática.

“Impossível estudar e trabalhar  num local desse.  Eu já estive com o ministro da educação e com ele tratamos do problema. Percebo que aquilo que estamos buscando em termos de recursos, em torno de dois 3 milhões de reais, é muito pouco diante do que tem que ser feito por aqui. A universidade precisa de reparos imediatos, então vamos voltar ao ministro e se for o caso até iremos ao  presidente da República”, disse Roberto.

“Precisamos de  muitos  investimentos. O senador tem  olhando isso  com o carinho e já demonstrou isso quando esteve com o ministro da educação. Aguardamos  ansiosamente a liberação dos recursos   para  que a gente possa  ter aulas em salas dignas, numa insituição digna.  Com essa visita aumenta nossa expectativa que isso  vai ocorrer daqui pra frente” destacou o estudante Sávio Costa.

Coordenador do Curso de Direito da UFMA/Imperatriz  o professor Gabriel Araújo  avaliou como  positiva a visita do senador e a luta dele  para  pra reestruturar  o espaço  da universidade no centro da cidade. “O  senador está empenhado em garantir  que o recurso saia, para nós isso é confortante e ficamos cheios de esperança, pois a melhora dessas instalações  é  uma  aspiração de toda comunidade universitária”, disse confiante o professor Gabriel. ( final do texto)