A comenda é considerada a maior honraria concedida pelo município
O senador Roberto Rocha (PSDB) foi anunciado na semana passada como um dos homenageados com a Comenda Frei Manoel Procópio em 2019. A solenidade pública para a entrega da distinção honrosa está marcada para as 19 horas do próximo dia 12 de julho, no auditório do Palácio do Comércio, e faz parte das comemorações alusivas ao aniversário de fundação de Imperatriz, que dia 16 de julho completa 167 anos. 
Além da Comenda, ainda dia 12, o prefeito Assis Ramos (DEM) homenageará três personalidades com a Distinção Honrosa Orgulho da Gente, e mais três com o Troféu Jurivê Macedo, distinção que mantém viva a memória do jornalista, advogado e professor Jurivê  Pereira de Macedo, que morreu há nove anos e é considerado um dos grandes nomes do jornalismo maranhense do século passado. 

A Comenda Frei Manoel Procópio, que leva o nome do fundador de Imperatriz, é uma honraria que a Prefeitura confere anualmente pela ocasião do aniversário da cidade, a sete cidadãos dos mais diversos setores que “se destacaram ou se houverem distinguidos por serviços de excepcional relevância prestados à cidade de Imperatriz, concorrendo para o bem estar social e grandeza material e espiritual do seu povo”. A distinção, criada pela Lei Municipal 764/95, é considerada a  maior honraria concedida pelo Município.
Historicamente o senador Roberto Rocha sempre manteve laços com Imperatriz, fortalecidos ainda mais quando abriu na cidade, em 2017, um escritório de representação política, meio pelo qual questões e pleitos relevantes de Imperatriz e região têm sido levados a Brasília, e resolvidos pela equipe do parlamentar.
Desde o início do mandato já são muitas as ações do senador Roberto Rocha destinada para  Imperatriz, mas com reflexo em toda a região. É fruto de seu trabalho os recursos com os quais a Prefeitura de Imperatriz construirá o Shopping Popular, o Panelódromo  e a Ceasa.
Por meio do Escritório de Imperatriz, o senador resolveu uma situação burocrática na Caixa Econômica Federal (CEF) no setor da construção civil, que ajudou a salvar mais de 30 mil empregos no Maranhão. Também  ajudou a liberar uma verba da APAE  que estava praticamente perdida.
 Além disso, junto com os ex-senadores João Alberto e Edison Lobão, destinou a emenda de bancada de mais de 20 milhões de reais para o aterro sanitário da cidade, destinou recursos para o Governo do Estado adquirir equipamentos  para modernizar o Hospital Regional Materno Infantil e a Casa da Gestante.
 Em uma  ocasião anterior, depois de uma visita ao gabinete do senador em Brasília, o prefeito Assis Ramos  distribuiu um  vídeo  reconhecendo o trabalho dele pela cidade, reconhecimento consolidado agora com comenda Frei Manoel Público
Para o ex-prefeito de Imperatriz,  Sebastião Madeira, é mais do que justa a homenagem que a Prefeitura faz ao senador Roberto Rocha, um parlamentar, ressaltou ele,  que tem honrado os votos recebidos  com serviço prestado  não só em Imperatriz mas em todo o Maranhão. “O Roberto é hoje um senador do Brasil”, concluiu Madeira.