4/07/2009

Morre José Cortez Moreira, o Moreirinha

Irmão do ex-prefeito Renato Moreira, vítima da pistolagem em outubro de 1993, morreu na noite desta segunda-feira, 06, o agrônomo José Cortez Moreira, que era chamado carinhosamente, pelos amigos e familiares, de Moreirinha. Aos 64 anos, Moreirinha lutava contra um câncer de fígado.

Filho do ex-prefeito Simplício Moreira, ele nasceu em Imperatriz onde foi secretário municipal de agricultura, funcionário do Incra, e Diretor da Escola Dorgival Pinheiro de Souza. Por pelo menos duas vezes foi candidato a vereador.
Moreirinha ganhou notoriedade depois do assassinato do irmão, Renato Moreira, morto no exercício do mandato, quando passou a cobrar das autoridades a elucidação do crime e a punição dos culpados. Esse ativismo o levou a ser membro do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e, em Imperatriz, à presidência do Movimento Popular Fagulha, que deu origem ao Fórum da Sociedade Civil; posteriormente transformado em Centro de Defesa dos Direitos Humanos Padre Josimo.
Antes de descobrir o câncer o agrônomo vinha se dedicando à sua propriedade rural no município de Edison Lobão.

O Corpo de Moreirinha está sendo velado na Igreja Matriz de Santa Tereza de Ávila. O sepultamento será na tarde de hoje, no Cemitério São João Batista

A morte de Moreirinha ocorreu a dois dias do “ Dia Mundial de Combate ao Câncer” quando estão previstas em Imperatriz várias atividades.

Outra figura destacada da vida de Imperatriz que luta contra um câncer (próstata) é o médico André Paulino, internado há semanas no Hospital da Unimed.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...