11/03/2009

Maranhão do Sul é discutido em Riachão: Jornalista reúne prefeitos e deputados para falar sobre a criação do novo Estado

O jornalista Waldir Braga, um dos mairores entusiastas pela criação do Estado do Maranhão do Sul, conseguiu em menos de dois meses, com dificuldade, a proeza de realizar dois eventos para a retomada da discussão pela criação do Maranhão do Sul, causa a que ele tem se dedicado desde a juventude.

Jornalista Valdir Braga



O primeiro encontro foi em Carolina e o segundo, ocorrido no último final de semana, em Riachão, Sul do Estado.
Um outra proeza do octagenário Jornalista foi levar aos dois eventos o ex-governador de Tocantins Siqueira Campos, uma referência quando o assunto é a criação de Estado; foi dele o Projeto de Emenda Constitucional que criou na Constituínte de 1988, o Estado do Tocantins, luta que ja se desenrolava havia mais de 150 anos.

A abertura do evento



O encontro de Riachão foi bem maior do que o de Carolina. Braga levou, além de Siqueira Campos, o prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, autor de um dos projetos hoje em tramitação; a presidente da Associação dos Prefeitos da Região Tocantina Vete Botelho; e ainda João Menezes, prefeito de Arame, Chico Coelho, de Balsas, Socorro Martins, prefeita de São Félix, Dr Edmar, Riachão, Deoclides Macedo, de Porto Franco; os deputados Carlos Brandão e Roberto Rocha e o pessoal do Comitê Central Pro Criação do Maranhão do Sul, capitaneado pelo empresário Fernando Antunes e o bispo de Carolina Dom José do Egito.

Madeira, autor de um dos projetos



Na avaliação e Waldir Braga o encontro serviu para “tirar as cinzas de cima da brasa” da luta pela criação desse novo Estado cuja chama foi acesa há quase 200 anos na região de Pastos Bons.

O encontro serviu também para que fosse explicado aos participantes do encontro em que fase se encontra o projeto, aprovado em todas as comissões e pronto para ser votado.

Roberto Rocha, Siqueira Campos e o prefeito de Riachão



O último movimento do projeto foi no início deste ano quando o deputado Davi Jr, apresentou requerimento à mesa diretora da Câmara pedindo que o mesmo fosse incluido na pauta, o que ainda não aconteceu.

Há dois projetos pela Criação do Maranhão do Sul, ambos no mesmo patamar. Um , na Câmara dos Deputados, de autoria do então deputado federal Sebastião Madeira, e ou outro no Senado, de autoria do senador licenciado Edison Lobão.

Em Riachão ficou acertado que o próximo encontro será na cidade de Arame, em data ainda a ser confirmada.

Um Pouco de Riachão

Riachão é uma das cidade mais antigas dessa Região; foi fundada em 29 de Abril de 1835.

A entrada da cidade



Com pouco mais de 21 mil habitantes tem vários locais turísticos, como as cachoeiras mais conhecidas como Cocal, onde há um poço azul com águas cristalinas. Também tem o clube Frutuoso, lugar que tem piscinas naturais e restaurantes, com quadras de vôlei, futebol onde a população interage e se diverte. É bastante visitada principalmente em julho, quando turistas vão conhecer a Chapada das Mesas (Riachão/Carolina) e suas belezas naturais.

A Igreja



A prefeitura



O mágico poço azul


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...