4/25/2011

Prefeitura realiza II Semana municipal de combate à hipertensão arterial


 A mobilização começa nesta segunda na Unidade de Saúde Milton Lopoes

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará no período de 25 a 29 de abril a II Semana Municipal de Combate e Controle da Hipertensão Arterial, segundo informou à reportagem a coordenadora do Hiperdia, Vanessa Leite Barros de Aguiar. O evento contará com a presença do prefeito Sebastião Madeira e da secretária de saúde Conceição Madeira

A II Semana Municipal de Combate e Controle da Hipertensão Arterial terá inicio às 7h30, com realização atividades físicas e a participação de pacientes cadastrados na Unidade Básica de Saúde Dr. Milton Lopes.
De acordo com a coordenadora, o evento visa alertar a comunidade a respeito da importância da pratica de atividades físicas, aferição de pressão arterial, avaliação e orientação nutricional e testes de glicemia.
A programação que começa na segunda-feira, 25, se estenderá até sexta-feira, 29 de abril. Ela disse ainda que o evento irá acontecer também em outros setores da cidade, onde o enfoque nos postos de saúde será dia 26, terça-feira, conforme a baixo.

Ela explica ainda que o evento vai acontecer em diversos setores da cidade seguindo uma orientação da secretária Conceição Madeira, e que durante a programação também haverá oficina de alimentação saudável aos pacientes diabéticos e hipertensos, “realizada em parceria com a  casa do idoso”.

Vanessa disse ainda que a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) oferecerá café da manhã aos participantes. “Vamos atender a comunidade com café da manhã na próxima segunda-feira, 25, de abril na Praça da Bíblia – região do grande Bacuri – durante toda semana estaremos em pontos diferentes” garantiu Vanessa Aguiar.

                 
Programação

Segunda-feira,25/04

- 7h30 – Praça da Bíblia
-Momento de lazer e prática de atividades físicas.
-Distribuição de lanche especial aos participantes.
- Prestação de serviços a comunidade – com aferição de pressão arterial; avaliação e orientação nutricional.

Terça-feira 26/04

Calçadão e Praça Barsil
Aferição de pressão arterial – teste de glicemia, avaliação e orientação nutricional, distribuição de material educativo.
Parceria com o Programa Saúde da Mulher e CEREST

Quarta-feira, 27/04

Posto de Taxi Viaduto
-Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação e orientação nutricional

Quinta-feira, 28/04

Sindicato do Idoso
-Oficina alimentação saudável  (Diabéticos e hipertensos) – parceria com o Programa Saúde do Idoso.
Escola Madalena de Canossa
Palestras com distribuição de material educativo – aferição da pressão arterial.
Parceria com o Programa Saúde da Criança e do Adolescente.

Sexta-feira,29/04

Encerramento

Rodoviária – Comunidade em geral – Prestação de serviços a comunidade – com aferição de pressão arterial; teste de glicemia, avaliação e orientação nutricional, distribuição de material educativo.
Parceria com o programa Saúde do Homem e Programa DST/AIDS.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...