9/30/2011

Projeto Brincando com a Comunidade desenvolve atividades esportivas em escolas de Imperatriz


Prefeitura apóia o projeto desde 2009

Brincando com a Comunidade. Este é o nome do projeto criado pela Universidade do Sul do Maranhão (Unisulma), no ano de 2007, para contribuir com as comunidades dos bairros, em especial, as crianças. Idealizado pelo professor Isnande Barros. O objetivo é envolver os participantes em atividades esportivas e recreativas, além de orientar sobre comportamento e responsabilidade na área da saúde.

A Prefeitura de Imperatriz é parceira do projeto desde 2009. O município contribui disponibilizando escolas, quadras esportivas, áreas de lazer, campos de futebol, computadores, bolas para o desenvolvimento de atividades esportivas e outros equipamentos de uso coletivo. Ao fim das atividades, as escolas ainda oferecem lanches para as crianças.

Atualmente o projeto é desenvolvido nas escolas Maria das Neves (Vila Cafeteira), Vadir Fiquene (Centro), Costa e Silva (Nova Imperatriz), Giovani Zanni (Bacuri) e Marieta Albuquerque (Vila Lobão), abrangendo grande parte da cidade. Segundo o coordenador do departamento de educação física do município, Moisés Charles Ferreira, a idéia é dobrar a abrangência do projeto já no próximo ano. “A idéia é que no próximo ano possamos ampliar de cinco para dez escolas. Queremos que ele cresça e passe a fazer parte do calendário do município”, explicou.

Já no caso das crianças, atualmente, cerca de três mil alunos participam do projeto, que também conta com a participação de acadêmicos do curso de educação física da Unisulma. Os estudantes, no entanto, não são os únicos que podem participar do projeto, conforme explica Moisés Ferreira. “Todo sábado estas cinco escolas ficam abertas para os seus alunos e, também, para a vizinhança. Por isso que o projeto se chama Brincando com a Comunidade, porque a criança que estuda na escola leva o seu primo, leva o seu vizinho ou um coleguinha para participar das atividades”, argumenta ele.

Acadêmicos dos cursos de educação física da Unisulma também contribuem com a realização do evento, por esta razão, as atividades acontecem acompanhando o período letivo desta universidade. Os universitários recebem certificados de atividade extra. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...