9/29/2011

Representantes do município cobram liberação de recursos do Ministério da Integração Nacional


 Representantes das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec) participaram, na manhã de ontem (28), do Fórum da Mesorregião do Bico do Papagaio. O evento contou com a presença da representante do Ministério da Integração Nacional, Daniela Carvalho. O objetivo da reunião era discutir a destinação de recursos a projetos dos 65 municípios que compõem esta região.

Os representantes de Imperatriz, no entanto, aproveitaram a presença de Daniela para cobrar recursos de projetos cujo convênio já foi aprovado. Essa foi, por exemplo, a postura da Sedec, que enfatizou a necessidade de dar início à ampliação do Centro de Inclusão Digital (Telecentro). Neste projeto, o Ministério da Integração Nacional atua como interlocutor. O financiamento, no entanto, é feito pelo Ministério das Comunicações.

Também foi esta a postura do secretário de agricultura de Imperatriz, José Fernandes Dantas. Ele cobrou urgência na liberação dos recursos para a liberação dos recursos de reforma da Feira da Nova Imperatriz. Segundo ele, a Prefeitura fez tudo que estava ao seu alcance para realizar a obra, o que falta é a parte do Ministério.

José Fernandes justificou a cobrança. Segundo ele, os feirantes precisam das melhorias no local e, a partir do momento em que o convênio é firmado passa-se a aguardar que haja a liberação dos recursos. “A ideia é reformar, revitalizar a feira. Nós fizemos o que estava ao nosso alcance e o convênio foi firmado e aprovado. Precisamos da liberação do recurso para executar a obra e fazer com que o benefício chegue a essas pessoas”, argumentou.

Justificativa

A representante do Ministério da Integração Nacional reconheceu que a liberação dos recursos está atrasada. Segundo ela, no entanto, os dois casos são distintos. A feira da Nova Imperatriz, o contrato está valendo, o que falta é a aprovação do projeto para a execução da obra. Ela explicou que apenas o convênio foi aprovado.

Já no caso dos Telecentros, Daniela garante que todos os equipamentos já foram adquiridos. No entanto, a empresa contratada pelo Ministério para a instalação das máquinas acabou atrasando a entrega em algumas cidades, entre elas, Imperatriz.

Leites e derivados

Imperatriz apresentou três projetos durante o encontro. O principal deles requer auxílio para a organização da 10ª edição do Encontro Nordestino de Leite e Derivados (Enel). O encontro será realizado em Imperatriz, entre os dias 24 e 26 de outubro do próximo ano. É a primeira vez que o encontro não acontece em uma capital.

O projeto, juntamente com os demais da mesma região, será encaminhado para a análise do Ministério da Integração Nacional. Antes, será realizada uma nova reunião, em novembro, para definir a ordem de prioridade destes projetos. Outros ainda podem ser enviados. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...