1/26/2012

Estado e Município assinam termo de cooperação em prol de uma educação de qualidade em Imperatriz


Por Luana Barros

Nesta quarta-feira no auditório da Secretaria de Governo (SEGOV) de Imperatriz, os secretários estaduais Luis Fernando, Casa Civil; e João Bernardo Bringel, Educação; realizaram na presença do prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira e do secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro; assinatura do termo de transferência de sete escolas de Ensino Fundamental, antes geridas pelo Estado, para o município.

Durante a solenidade, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira declarou que este é um momento histórico para Imperatriz.

         “Estamos assinando um termo que simboliza a cooperação entre Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz em prol da sociedade, aqui todos saem ganhando, tanto a Rede Municipal de Ensino quanto a Rede Estadual. Além das sete escolas que estamos recebendo em benefício dos alunos, o Colégio Militar Tiradentes de Imperatriz mudará de instalações e funcionará nas instalações da Escola Amaral Raposo e oferecerá 1600 vagas. Assim, estado e município se unem independentemente de questões política partidárias aqui esta em pauta o rumo certo da educação em Imperatriz”

         De acordo com João Bernardo Bringel, secretário de estado de Educação, o acordo de cooperação entre estado e município é em prol de uma educação de qualidade.

         “É uma satisfação assinar este termo de cooperação entre Estado do Maranhão e Prefeitura de Imperatriz, esta é uma determinação da governadora em prol de uma educação de qualidade em menos espaço de tempo. Além da doação das 7 escolas, o estado dará o aporte e os meios necessários para estruturação do Ensino Fundamental em total responsabilidade da Rede Municipal de Ensino”.

         João Bringel ressaltou ainda a satisfação em receber 14 salas na Escola Municipal Paulo Freire para utilização em turmas de Ensino Médio.

         “Quero destacar a parceria do município nos doando 14 salas na Escola Municipal Paulo Freire para funcionar turmas de Ensino Médio na região da Grande Cafeteira”.

         Já Luís Fernando, secretário de Estado da Casa Civil, ressaltou que este é um momento político educacional e não político partidário.   

         “Estamos aqui em nome da governadora Roseana Sarney para juntos, estado e município, construir uma educação pública de qualidade. Este é um momento político – educacional e nada tem haver com questões políticas- partidárias”.

Motivos:
      
   O secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro esclarece as razões da transferência dos prédios. “Anos atrás Imperatriz, através de uma política de ordem municipal, realizou a transferência de alunos e prédios de escolas municipais para a responsabilidade do Governo do Estado. Os termos para oficializarmos esta devolução foram acertados na semana passada, quando eu e o prefeito Madeira estivemos em São Luís em um reunião com a equipe da Secretaria Estadual de Educação. Com esta cooperação quem ganha são os alunos de Imperatriz”.

 Zesiel explicou ainda que pelo acordo, serão devolvidas as escolas Rui Barbosa (Bacuri), Amazônia, Francisco Alves (Parque do Buriti), Tancredo Neves (Vila Redenção I), Adelina Lopes (Santa Rita), São José do Egito (Bairro São José do Egito) e Santa Rita de Cássia (Santa Rita). A medida é resultado da decisão do Governo do Estado do Maranhão de que, em 2012, dará prioridade ao Ensino Médio


Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...