3/23/2012

Saúde Municipal: Projeto Consultório de Rua de Imperatriz prepara novas ações para 2012


O Consultório de Rua (CR) deve ampliar as suas ações em 2012. Mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), o programa promove a cidadania, a saúde e a inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, tendo como foco os moradores de rua.

Em 2011, a conscientização dos moradores de rua sobre os perigos das drogas foi o ponto alto do programa, assim como o encaminhamento de adultos, crianças e adolescentes aos programas sociais da Prefeitura de Imperatriz. Este ano, a coordenação do Consultório de Rua pretende ampliar sua atuação.

Segundo a coordenadora do programa, Nara Siqueira, a estratégia de ampliação começa pela divulgação das ações. “Neste ano, vamos mais além. Nosso objetivo é levar ao conhecimento do povo imperatrizense as ações e trabalhos que vêm sendo realizados pelo Consultório de Rua, pois muitos ainda não conhecem o CR e, portanto, não usufruem dele”. De acordo com ela, o Consultório de Rua pretende realizar também atividades de supervisão em rede e ações em rodas de conversa e eventos da cidade.

Em Imperatriz, o projeto constitui uma modalidade de atendimento voltada aos usuários de álcool e outras drogas que vivem distanciados da rede de serviços de saúde. Uma equipe composta por psicólogo, assistente social, enfermeira, redutor de danos, agente de saúde, técnica em enfermagem e motorista presta o atendimento básico aos dependentes químicos diretamente na rua, e os casos que apresentam maior gravidade são encaminhados para tratamento.

Conheça o Consultório de Rua

O Consultório de Rua surgiu no fim da década de 1990, na cidade de Salvador (BA), para atender à população em situação de risco e vulnerabilidade social, principalmente crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas. No Maranhão, Imperatriz é o primeiro município a ser contemplado com o projeto, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no Centro de Assistência e Promoção Social Álcool e outras Drogas (CAPS AD), localizado na Rua Tupinambá, 831, Jardim São Luís, ou pelo e-mail consultorioderua.itz@hotmail.com. (Comunicação)

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...