5/29/2012


Caravana Siga Bem desenvolve atividades sociais em Imperatriz

Grupo esteve ontem na cidade, trabalhando temas como exploração sexual e violência contra mulher
Denis Oliveira

A Caravana Siga Bem visitou ontem (28) a cidade de Imperatriz. O grupo esteve na sede da concessionária Tocauto e desenvolveu atividades de conscientização com caminhoneiros, tratando de temas como a valorização da profissão e a violência contra mulheres, crianças e adolescentes. A programação incluiu palestras, peças teatrais e música. O trabalho é patrocinado pela Petrobras Distribuidora e MAN Latina America.

O evento começou às 12h e contou com o apoio da Prefeitura de Imperatriz e do Conselho Tutelar. Em nível nacional, a Caravana conta com o incentivo da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Políticas para a Mulher, ambas da Presidência da República. Esta foi a 13ª parada do grupo que, este ano, visita 41 cidades de 18 estados, em quase 20 mil quilômetros de viagem pelo Brasil.

Segundo o coordenador de responsabilidade social da Caravana Siga Bem, Guto Hernandes, as duas principais atividades do grupo estão voltadas para a área social. “[Desenvolvemos] ações de valorização da cultura local, diversão para os caminhoneiros, serviço de saúde, massagem, cabeleireiro. Também desenvolvemos ações sociais. Os principais projetos de ação social do projeto são o Siga Bem Criança, que são ações de enfrentamento à violência de exploração social de crianças e adolescentes; e o Siga Bem Mulher, que são ações de combate à violência contra a mulher”, explicou.

Pela manhã, representantes da Caravana foram recebidos pelo prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e visitaram a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher (SMPM), além de programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura. Segundo Guto, o município está no caminho certo no que diz respeito à responsabilidade social. “A Prefeitura está de parabéns e esperamos que este trabalho renda muitos frutos, para que não mais uma pessoa lute por este objetivo, mas que toda a estrutura lute para conseguirmos uma sociedade mais justa”, disse.

Durante o encontro, o prefeito Sebastião Madeira destacou a importância do trabalho da Caravana e garantiu hospitalidade aos grupos que desejarem desenvolver atividades semelhantes na cidade. “Nós ficamos muito felizes de receber a Caravana Siga Bem em Imperatriz. É um trabalho muito importante para a cidade, para o estado e para todo o país. Recentemente a cidade discutiu a questão do abuso à criança e ao adolescente em evento na Câmara [Municipal]. Estamos muito felizes em recebê-los e esperamos que outros grupos possam também fazer trabalhos assim em nossa cidade”, disse o prefeito.

Apresentação

A apresentação do grupo na cidade vai contar com palestras; a peça teatral ‘Amor é igual fumaça: sufoca, mas passa’, interpretada por membros da Caravana; apresentação de Hip Hop do Projovem Adolescente; e do Coral Curumim. Os caminhoneiros também terão acesso a serviços como massagem e cabeleireiro.

Para Guto Hernandes, os caminhoneiros, como público alvo da Caravana, também são multiplicadores da ideia. Ele explica que, desta forma, é possível aumentar a área de atuação do grupo. “fazemos o trabalho de levar essa mensagem, de conscientizar o caminhoneiro, porque o caminhoneiro é a instituição que está presente em todos os pontos do país. Nenhuma outra classe ou instituição está em tantos pontos do país quanto os caminhoneiros. Em qualquer lugar do país existem e existem os caminhoneiros que levam as riquezas do Brasil. Nós trabalhamos com eles e eles se tornam uma ajuda para multiplicar essa mensagem de combate à violência contra a criança e contra a mulher”, garante.

Em Imperatriz, atualmente, a Prefeitura atende cerca de 35 mil famílias através dos programas sociais. Nos últimos três anos, o município investiu para melhorar e ampliar estes programas.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...