12/04/2012

Prefeitos eleitos do Maranhão recebem orientações para alavancar desenvolvimento dos municípios.





Iniciativa faz parte de uma série de seminários realizados pelo MTur em parceria com outras pastas

Brasília (DF) – Prefeitos eleitos e reeleitos dos municípios do estado do Maranhão se reuniram ontem (3) no auditório do Ministério do Turismo, em Brasília (DF). O objetivo foi receber informações sobre a apresentação de projetos e celebração de convênios para investimentos em turismo, educação, saúde, entre outras áreas importantes para o desenvolvimento da região.

O encontro faz parte de uma série de seminários que o MTur, em parceria com outros ministérios, vai realizar com prefeitos de todos os estados.

O primeiro evento aconteceu no último mês de novembro e contou com representantes de vários municípios do Rio Grande do Sul.

“Estamos à disposição para orientar e esclarecer os procedimentos voltados para a obtenção de recursos. Os seminários tratam de projetos que visam tanto o desenvolvimento turístico, como a realização de eventos e obras de infraestrutura, como aqueles envolvidos com outros setores do governo federal”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Pela manhã, técnicos do MTur falaram sobre as atividades apoiadas pela pasta para a promoção e desenvolvimento do setor nos municípios.

“A regularização da situação fiscal é uma das condições necessárias para a região celebrar convênio com MTur. Não pode existir esse diálogo se houver inadimplência”, explicou o diretor do Departamento de Infraestrutura Turística, Neusvaldo Ferreira Lima.

Solimar Alves, prefeito reeleito de Matões do Norte, cidade com 14 mil habitantes, elogiou a proposta do seminário. Segundo ele, os participantes saíram do evento com as orientações necessárias para programar e planejar as ações locais.

“A partir dessa iniciativa, poderemos repensar em como desenvolver cada vez mais o turismo na região Nordeste”, pontuou.

Ao longo do seminário, que termina hoje (4), os prefeitos também vão receber orientações de representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social; Esporte; Educação; Saúde e Cidades.

“Durante esses dois dias, vamos nos capacitar para alavancar a economia local”, afirmou a prefeita eleita do município de Rosário, Irlaih Linhares Moraes. Para Iriane Gonçalo, que a partir do próximo ano assumirá o seu primeiro mandato à frente de Pastos Bons, município de 248 anos e 18 mil habitantes, o seminário é uma grande oportunidade para conhecer o que o governo tem a oferecer para cada região.

“O prefeito é o funcionário do povo. Por isso, temos uma responsabilidade muito grande em prestar contas e atender às expectativas dos nossos eleitores”, disse.