1/30/2014

Imperatriz ultima preparativos para inaugurar primeira escola modelo Pró-Infância

  
TEXTO: LUANA BARROS

A Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ultima preparativos para a inauguração da primeira escola modelo pró-infância no bairro Planalto. Além desta, ainda estão em construção outras escolas em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC), conforme explica Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação.

“Temos em andamento em Imperatriz a construção de cinco escolas em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC), modelo Pró-Infância nos bairros: Vila Cafeteira, Parque Avenida, Santa Inês, Sanharol e Vila Mariana. Além destas, temos aprovadas outras três nos bairros: Bom Jesus, Itamar Guará e no Residencial Canto da Serra”.
Fabiana Portugal, gestora da Escola Municipal Edelvira Marques (educação infantil e creche/ Pró-Infância), explica que a inauguração desta escola é um marco na história de Imperatriz.

“Essa escola é importante não apenas na nossa comunidade, mas também porque sabemos que teremos outras unidades do Pró-Infância em diversos bairros da cidade. Esta é a primeira que esta sendo entregue e nós nos sentimos muito felizes por termos ganho esta linda escola que é algo de primeiro mundo, uma escola adaptada só para a educação infantil que será um marco para a história de Imperatriz. Esta é uma escola adaptada dentro das diretrizes que rege a educação infantil e assim nossos alunos terão todos os ambientes necessários para o seu crescimento com a interação com os outros alunos”, diz.
Fabiana explicou ainda que a Escola Municipal Edelvira Marques (Pró-Infância) tem capacidade para atender 372 alunos com os seguintes ambientes: salas de aula, sala de informática, bibliotecas, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, diretoria, cozinha, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço. 

Sobre o Pró-Infância

O Governo Federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.
O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.
Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública. (Luana Barros – Ascom)
Fotos: Sidney Rodrigues