2/03/2014

OPINÃO: O NÍVEL DA CÂMARA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ MELHOROU MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS.

Vereadores, mesmo de recesso  com o prefeito  Madeira e a PM falando de segurança pública  nessa segunda-feira. Reunião de resultados práticos.


O nível da Câmara Municipal de Imperatriz melhorou muito nos últimos anos.  E só não melhorou mais   por causa da omissão de muitos que ao invés de participar do processo político, preferem falar de quem nele está inserido. Sequer vão ás sessões, pelo menos uma vez por ano, para acompanhar  mais de perto o trabalho daquela casa,  até para poder falar mal com propriedade.

Ali, a cidade está representada por lideranças comunitárias, professores, comerciantes, empresários, radialistas, lideres religiosos, e esportistas; cada um,  ao seu modo, dando temporariamente um pouco de si e de seu tempo para a cidade. 

E não pensem que a atividade dos vereadores se limita aos três dias regimentais de reuniões.   Experiente, como quem não quer nada, ir à casa de qualquer um deles. A qualquer hora do dia, noite e madrugada, tem sempre alguém ali a esperar.

Mais do que cumprir com o papel constitucional de fiscalizar, elaborar leis,  acompanhar e  cobrar as ações do Executivo  Municipal,  é no vereador que uma quantidade significativa de munícipes encontra, ou tenta encontrar, soluções para seus problemas  pontuais, seja uma conta de luz,  o gás que acabou, um medicamento,  uma caixão, pedidos de emprego;  enfim,  de tudo um pouco.  Não deveria ser assim, contudo, é.  É desse modo aqui, ou em qualquer outra cidade do Brasil. O vereador é a espécime política que chega  mais perto do povo. E experimente este desviar a atenção dessa clientela para sentir na eleição seguinte o resultado.  Não era pra ser assim, mas é.

Acompanho de perto o dia-a-dia da política local desde o final dos anos 1980 e posso afirmar que muita coisa mudou no legislativo municipal desde então. Com  a melhoria do nível dos parlamentares melhorou também o nível dos debates.

Sob a presidência do vereador Hamilton Miranda, a Câmara Municipal de Imperatriz tem levado ao plenário questões relevantes para a cidade. As discussões têm sido sempre atuais e de resultados. A casa tem conseguido se manter em sintonia com as instituições e a sociedade.

A Câmara também tem mantido uma boa relação com o Executivo. Essa relação, registre-se, tem sido de respeito mútuo não havendo interferência nem de um nem do outro poder.  

O prefeito Madeira disse recentemente que espera continuar com essa relação harmoniosa com o Legislativo até o final do seu segundo mandato. Para ele a relação institucional marcada pelo respeito, harmonia e independência  é boa para cidade. Para  o prefeito  sociedade pode se orgulhar da câmara que elegeu em 2012.



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...