8/04/2014

Secretaria Municipal de Saúde lança VI Semana Municipal de Incentivo a amamentação.


Atividades voltadas para o tema como palestras educativas, oficinas e orientações  seguem durante toda a semana.

            A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno foi lançada na manhã desta sexta-feira (1º) durante um café da manhã na Unidade Básica de Saúde Milton Lopes. Além das mães grávidas e lactantes estiveram presentes na cerimônia de abertura os profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e da Estratégia Saúde da Família (ESF); além da coordenadora da UBS, Debora Neco, do coordenador da Atenção Básica, Anderson Nascimento e do Secretário Adjunto de Saúde, Arnaldo Alencar.

            Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), o objetivo da campanha é chamar a atenção de mães, pais e sociedade como um todo sobre a importância do aleitamento materno, não apenas durante os seis primeiros meses, mas também após esse período. Em suas falas as autoridades ressaltaram a prerrogativa de que nos primeiros meses de vida, o bebê só precisa do leite do peito da mãe para sobreviver.

             “O leite humano possui todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento da criança até os seus 06 meses de vida sem necessidade de alimentos complementares, além de fortalecer a relação afetiva entre mãe e bebê. E isso garante a qualidade na saúde das crianças que hoje já não sofrem tanto com doenças como a diarréias, por exemplo, que afetava um percentual muito alto de recém nascidos na década de 1980”, destacou o Pediatra Arnaldo Alencar.


Confira programação das atividades que irão ser realizadas durante a semana


04/08/2014 – Segunda Feira Atividades educativa e entrega de folderes sobre a importância da amamentação com as Equipes do NASF, ESF e nos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, com temas relacionados a amamentação nas UBS – Unidades Básicas de Saúde.
Atividades educativas nas creches inseridas no PSE – Programa Saúde na Escola.

05/08/2014 – Terça Feira Atividades educativas com algumas Equipes do NASF e as ESF com temas relacionados à amamentação em algumas UBS – Unidades Básicas de Saúde e Palestra sobre Saúde Bucal para as gestantes e mães que estão amamentando.

06/08/2014 – Quarta Feira Atividades educativas com algumas Equipes do NASF  e ESF com temas relacionados à amamentação em algumas UBS – Unidades Básicas de Saúde e Palestra sobre Planejamento Familiar organizada pelo Programa Saúde da Mulher para as gestantes e mães que estão amamentando.

07/08/2014 – Quinta Feira e 08/08/2014 – Sexta Feira

Capacitação em Incentivo ao Aleitamento Materno aos Enfermeiros das ESF Estratégia Saúde da Família, aos NASF, aos ACS, e acadêmicos, no auditório da SEMUS das 08h às 12h e das 14h às 17h em parceria com o HRMI – Hospital Regional Materno Infantil, Programa da Mulher, PSE – Programa Saúde na Escola, NMES – Núcleo Municipal de Educação e Saúde, entre outros do Departamento de Atenção Básica.

Atividade educativa, panfletagem e palestras nas UBS – Unidades Básicas de Saúde. Atividades educativas nas creches inseridas no PSE – Programa Saúde na Escola.

Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...