6/17/2016

Unidade móvel oncológica chega ao bairro Vila Fiquene


Referência no município, o Programa já passou por 18 bairros e realizou mais de 50 mil atendimentos diagnosticando e tratando 11 mil casos de cânceres em Imperatriz

 Com foco na Prevenção e no Combate aos cânceres de colo do útero, mama, próstata e pele, a unidade já móvel ontológica já passou por 18 bairros atendendo diversas regiões de Imperatriz e levando aproximadamente 50 mil atendimentos aos moradores da zona urbana e rural da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) o objetivo da Unidade é ampliar o acesso da população aos serviços preventivos do câncer, observando as demandas existentes em cada bairro. Em sua décima nona parada, o ‘Ônibus do Câncer’ – como é conhecido, estacionou no bairro Vila Fiquene – onde permanecerá durante todo o mês de junho. Os atendimentos à comunidade iniciaram no último dia 01 e seguem até dia 30 em frente à Unidade Básica de Saúde do Bairro.

“Os usuários do Sistema Único de Saúde que estão precisando consultar com dermatologista, fazer mamografia ou realizar exames de prevenção do colo do útero e da próstata, basta se dirigir até a Unidade Móvel com Identidade, comprovante de endereço e cartão SUS”, informa a coordenadora do Programa, Vilenice Batista, ao ressaltar que o horário de atendimento é das 7h às 11h30min e das 13h às 17h.

Quanto aos serviços disponibilizados vale ressaltar que as consultas com o dermatologista Pedro Júlio são destinadas as pessoas com manchas, feridas ou caroços na pele com suspeita de câncer. Em caso de confirmação da doença, a biopsia é realizada na própria unidade móvel e se o paciente necessitar de atendimento mais especializado, como cirurgia de grande porte, ele é encaminhado automaticamente pela equipe do ônibus ao tratamento adequado.

Segundo a secretária de Saúde, Conceição Madeira, os exames realizados na Unidade Móvel tem resultados emitidos no prazo de até quinze dias e são verificados pela coordenação de enfermagem. Os exames que tem resultados normais são disponibilizados aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde de referência de seu bairro.

“A marca da unidade é agilidade no atendimento, e a qualidade dos procedimentos oferecidos, em detrimento disso, os exames que têm diagnóstico suspeito, a coordenação marca consulta com médico especialista e entra em contato com o paciente, e em caso de confirmação do câncer ele já inicia o tratamento na Rede de Oncologia do Município sem a necessidade de recorrer à agendamentos de consultas ou exames”, ressalta a secretária.

Conceição Madeira lembra que o Programa funciona há mais de dois anos em parceria com Governo Federal e já levou aproximadamente 50 mil atendimentos pelos bairros por onde passou. A Vila Fiquene é o décimo nono  bairro que a unidade atende. “Isso significa que estamos no caminho certo, facilitando o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde aos serviços disponibilizados pela SEMUS”, observa Conceição.

Vale destacar ainda que além das paradas mensais nos bairros, a equipe da Unidade Móvel já realizou atendimentos especiais em ações de saúde na Coquelândia, Olho D´água, Vila Conceição I e II, Centro Novo, Petrolina, Vila Davi II, Academia da Saúde  e Casa do Idoso.

Maria Almeida [ASCOM]



BAIRROS VISITADOS

1 - ITAMAR GUARÁ
2 - LAGOA VERDE
3 - CONJUNTO VITÓRIA
4 - VILA NOVA
5 - SANTA RITA (DUAS VEZES)
6 - VILA CAFETERIA
7 - CAMAÇARI
8 - CONJUNTO VITÓRIA
9 - SANTA RITA
10 - MILTON LOPES
11 - VILA LOBÃO
12 - CAEMA
13 - PARQUE AMAZONAS
14 - SÃO JOSÉ
15 - BOCA DA MATA
16 - NOVA IMPERATRIZ
17 - PARQUE ALVORADA
18 – CONJUNTO PLANALTO



Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...