8/18/2016

Governo do Maranhão inicia cursos de qualificação em turismo no sul do estado


Turmas com alunos ávidos por conhecimento. Assim foram as primeiras aulas do Projeto Mais Qualificação e Turismo, iniciado na segunda-feira (15), no município de Riachão. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), deu início aos cursos ‘Informações Turísticas’, 'Técnicas de Recepção para Meios de Hospedagem' e ‘Qualidade no Atendimento de Bares e Restaurantes’. Até o fim desta semana, serão ministrados estes cursos em Estreito e Imperatriz. O foco do projeto é melhorar a prestação de serviços nos segmentos de A&B (Alimentos e Bebidas) e Hospedagens, gerando emprego e renda.

Mais de 50 profissionais de Riachão das áreas de Alimentos e Bebidas, Meios de Hospedagem e Agências de Receptivo participaram dos cursos oferecidos pelo Mais Qualificação e Turismo que, na ocasião, receberam kits com pasta, blocos para anotação, canetas, além de apostilas específicas para cada tema. Para a coordenadora do projeto, Karen Moraes, a comunidade e poder público receberam positivamente o Mais Qualificação e Turismo, solicitando a disponibilização de mais cursos. “Foram todos acolhedores e manifestaram interesse de que voltemos em breve para abordar outros temas”, destaca Karen Moraes.

O empresário da área de Alimentos e Bebidas, Igor Botelho, participou do curso ‘Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes’, juntamente com três funcionários de sua equipe. “Gostamos muito. O curso foi satisfatório, com linguagem de fácil entendimento e tivemos uma professora que dominava o assunto”, destacou. Na ocasião, sugeriu para outras etapas do projeto a inclusão dos cursos de Recepcionista, Noções de Hotelaria, Eventos, Gastronomia e Inglês Básico.

Presente na abertura dos cursos, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Hugo Veiga, ressaltou que as aulas iniciais foram muito produtivas e evidenciaram a receptividade e sensibilização do público para os temas propostos. “Nós tivemos uma sensibilização muito boa por parte da Prefeitura de Riachão. A recepção da comunidade foi muito boa e os comentários são animadores. Os participantes ficaram muito motivados também porque já receberam seus certificados. De um modo geral, avaliamos a ação como um sucesso”, destaca o secretário Hugo Veiga.

Projeto ampliado

Ciente das possibilidades e necessidades do setor de Turismo, o Projeto Mais Qualificação e Turismo tem seu escopo flexível e diversificou suas atividades. Com a ampliação, foram inclusas atividades como palestras, oficinas, minicursos, além da atualização do sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo (Cadastur), entre outras. Em todas as ações será destacada a importância de envolver a cadeia produtiva para a incorporação de conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais. 

O projeto vai contemplar todos os polos turísticos maranhenses, levando qualificação profissional a toda cadeia produtiva e, inicialmente, promoverá cursos que terão 30 alunos por turma. Depois desta primeira etapa, as aulas serão levadas aos polos Lençóis Maranhenses e São Luís.

Para os polos estratégicos (Floresta dos Guarás, Delta das Américas, Lagos e Campos Floridos e Munim) e em desenvolvimento (Amazônia Maranhense, Cocais, Serra e Guajajara, Timbira e Kanela), a Sectur está trabalhando em parceria com o Núcleo de Tecnologias para a Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UemaNET) que, por meio de Cooperação Técnica a ser celebrada, vai oferecer cursos à distância em sua plataforma.





Postagem em destaque

Salário de concurso público aberto chega a R$ 27,5 mil no ES

--> Salário é para as 50 vagas para juiz do Tribunal Regional Federal. Outros dois concursos estão abertos com salários de até R$ ...